JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Nas horas de folga, sargento da PM restaura e doa bicicletas para crianças carentes

Cidade

Projeto, que começou em Araçatuba, se expandiu para outras cidades, inclusive Penápolis

Sargento Souza, durante entrega da bicicleta para o pequeno Lucas Matheus em Penápolis

Sargento Souza, durante entrega da bicicleta para o pequeno Lucas Matheus em Penápolis. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A solidariedade de um sargento da Polícia Militar tem possibilitado que diversas crianças em situação de vulnerabilidade social na região, inclusive em Penápolis, tenham a sua primeira bicicleta.

Enquanto alguns aproveitam o dia de folga para descansar, passear ou ficar com a família, André Pereira de Souza Pinto, que reside em Araçatuba e trabalha em Birigui, recolhe as “magrelas”, faz a restauração e doa para meninos e meninas que não tenham condições de ganhar esse presente.

Tudo isso é feito há cinco anos, por meio do projeto “Minha Bike” que, inicialmente, começou em Araçatuba, mas que já se expandiu para outros municípios. “É o sonho de toda criança ter uma bicicleta e elas ficam muito felizes com o presente”, disse.

De origem humilde, filho de um vendedor de frutas e de uma faxineira, o sargento recorda que a iniciativa surgiu da vontade de retribuir o presente que recebeu quando tinha quatro anos. “Minha primeira bicicleta que ganhei foi doada e, por isso, pensei e comecei a fazer para as crianças também”, lembrou.

Em 2016, na época do Natal, Souza recebeu uma cartinha, onde uma menina relatava que o maior sonho dela era ter uma bicicleta, mas que seus pais não tinham condições financeiras para comprar uma. Sensibilizado, ele doou para a garota e a boa ação se espalhou por toda a vizinhança.

De lá para cá, ele nunca mais parou de receber pedidos novos e, diante disso, teve a ideia de pedir para as pessoas doarem as bicicletas que não usam mais. “Antigamente, eu entregava apenas no Dia das Crianças - 12 de outubro - e próximo do Natal, porém, com as mensagens chegando o ano todo, o projeto se expandiu e, praticamente, toda semana vou até uma cidade para entregar uma bike”, destacou.


PENÁPOLIS

Em Penápolis, três garotos já foram contemplados. Um deles foi o pequeno Lucas Matheus. O valor para arrumar cada bicicleta é de, em média, R$ 70. O sargento conta com a ajuda de amigos que, sempre que possível, colaboram com doações em dinheiro para a compra de peças e os custeios da restauração das bicicletas.

Desde o começo do projeto, já foram entregues 284 bikes. Há ainda outras 20 prontas para serem doadas e 80 para consertar. E não é só isso. O PM também destina o 13º salário dele para dar presentes para crianças. Além do projeto das bicicletas, o sargento André também distribui doces e doa cestas básicas para famílias necessitadas e, sempre que encontra alguém precisando, o coração de Souza fala mais alto.

“Neste ano, as entregas fugiram um pouco das regras, pois minha intenção é dar mais alegria às crianças que estão passando por uma fase atípica, ou seja, sem escolas e diversão”, ressaltou.

O policial militar frisa que, quem quiser colaborar com o projeto, incluindo doação de bicicletas usadas ou assistência financeira para a restauração das “magrelas”, pode entrar em contato pelo telefone (18) 99605-0404 ou no Instagram (@sargentoandresouza).

“Agradeço a todas as pessoas que passaram a ajudar. Diariamente, recebo pedidos de doações de bikes, mas também mensagens de incentivo, o que me deixa muito feliz em seguir com o projeto, pois, de certa forma, a semente foi plantada”, finalizou.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.