Nome da Corpe é usado indevidamente para pedir doações
Cidade
Ninguém está autorizado para pedir doações e Corpe pede que polícia seja acionada
Carlos Netto 14/12/2019Nos últimos dias, moradores de algumas regiões da cidade têm recebido a visita de pessoas se identificando como funcionários da Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), e pedindo doações natalinas em nome da entidade. Essa situação causou revolta e constrangimento por parte da cooperativa, que não está fazendo esse tipo de campanha que até prejudica ações de outras entidades sérias, que sempre realizam esse tipo de arrecadação para seus projetos.
Em contato com o INTERIOR, o vice-presidente da Corpe, Nelito Silva Oliveira informou que uma das pessoas já foi identificada. Ela deixou a cooperativa a mais de dois anos, mas ainda por conta de ter em mãos a cópia de um documento que garantia essa ação, estaria pedindo doações em nome da Corpe.
Ele esclareceu que as pessoas que quiserem doar alguma coisa para a cooperativa devem entrar em contato diretamente com os responsáveis através do telefone do Daep (departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) (18) 3654-6100, no ramal da Corpe.
O munícipe pode ainda falar pessoalmente com ele (Nelito), pelo celular (18) 99158-9760. “Gostaria de dizer a toda população que não autorizamos recolhimento, de porta em porta, de nenhum tipo de doação. Essas pessoas não podem pedir dinheiro, alimentos, ou quaisquer outros itens em nome da Corpe”, disse.
Nelito explicou que, caso o caminhão esteja passando pela rua, o morador pode contatar o colaborador e até repassar a doação, mas nenhum deles, mesmo passando em frente das residências, podem pedir doações natalinas.
“Qualquer pessoa que, por ventura, estiver recolhendo donativos nas casas utilizando o nome da Corpe, não está informando a verdade. O munícipe pode acionar a polícia”, alertou. Ele lamentou que isso esteja ocorrendo e pediu desculpas à população pelo inconveniente das pessoas estarem se utilizando do nome da cooperativa e solicitando doações natalinas.
CORPE
A Corpe oferece, desde o ano 2000, melhores condições de trabalho às pessoas que retiravam lixo no aterro sanitário, que antes tinha com uma classificação baixa pelo órgão fiscalizador, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Agora, ela se enquadra nos padrões técnicos de funcionamento. Além disso, também é feito um resgate social com os cooperados, ajudando-os se reintegrarem na sociedade. Para que esse trabalho de reciclagem continue dando certo, é fundamental a contribuição da população que separa o material para a coleta seletiva.
Graças ao êxito da experiência da Corpe, outros municípios visitam a cooperativa frequentemente para conhecer o trabalho de coleta seletiva desenvolvido em Penápolis. Atualmente, a cooperativa trabalha com o objetivo de proporcionar uma vida mais digna para a família dos cooperados, além de contribuir com a limpeza da cidade e preservação do meio ambiente.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.