“Nosso objetivo é apoiar as empresas locais e, ao mesmo tempo, atrair novos investimentos”, diz secretário
Cidade
Fábio Ferracini destacou que município, além de bem localizado, possui um comércio forte
Ivan Ambrósio 01/05/2021Apoiar as empresas já instaladas na cidade, para expandirem suas atividades, gerando empregos e fomentando o crescimento da economia local e atrair novos investidores ao município. Estes são os objetivos da secretaria municipal de Desenvolvimento e Trabalho, conforme detalhou o titular da pasta, Fábio Ferracini.
Ele, que é empresário, comentou que a experiência em estar à frente da pasta tem sido de muitos desafios, porém necessários para o processo de crescimento local. “Quando assumimos a pasta, junto com a equipe técnica e muito capacitada, mapeamos todas as demandas do nosso cenário econômico e, a partir daí, iniciamos um trabalho em busca de melhorias e recursos”, disse.
Dentre as ações já conquistadas, os cursos em parceria com o Sebrae e Senai estão nos destaques. “Para termos uma ideia do quanto isso tem sido benéfico para nosso município, de janeiro a abril, tivemos 267 pessoas formadas nas capacitações oferecidas, além de 48 empresas que aderiram aos serviços oferecidos”, destacou. O chefe do Serviço de Inicialização ao Trabalho, Pablo Ambrósio Ianela, reforçou também os cursos oferecidos pelo Via Rápida, do governo estadual.
“Com esse mapeamento, obtivemos as demandas das empresas nestas áreas, fazendo com que o município tenha mão de obra qualificada, gerando mais empregos e renda”, destacou. Além deste setor, a secretaria ainda é responsável pelos serviços do Banco do Povo, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Procon, Poupatempo, Projeto Incubadora, Camelódromo e Parque Industrial.
Ferracini acrescentou que, ao mesmo tempo em que a pasta trabalha na valorização das empresas já instaladas na cidade, há o trabalho para que novos investimentos venham acontecer na cidade. “Junto com o prefeito, estamos em contato com empresários interessados em se instalar no município. Estamos em busca de recursos para a implantação de uma nova Incubadora de Empresas, além de iniciarmos a organização documental do Parque Industrial”, comentou.
LOCALIZAÇÃO
Para isso, o secretário elenca alguns dos benefícios que Penápolis possui e que têm sido destacados nas apresentações para grupos e empresas interessadas em expandir seus investimentos. “Nosso município é privilegiado em estar num polo que conta com as duas principais rodovias que cortam o Brasil, a Marechal Rondon (SP-300) e a Assis Chateaubriand (SP-425), a hidrovia Tietê-Paraná, ferrovia e o Rio Tietê”, ressaltou.
Ferracini ainda enalteceu as políticas públicas já implantadas na cidade, entre elas, o tratamento 100% de água e esgoto feito pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). “São pontos que chamam muito a atenção de quem busca um local para instalar sua empresa, pois eles querem, além de uma cidade que esteja em uma boa localização, que haja qualidade de vida e isso Penápolis possui”, observou.
COMÉRCIO
O comércio local que, na visão do secretário, é forte, também tem sido outro setor que vem recebendo atenção pela pasta. Ele frisou o trabalho que vem sendo feito, com o apoio do prefeito Caíque Rossi (PSD), em busca de projetos e melhorias. “Temos uma grande variedade de estabelecimentos e, por isso, merecem atenção e valorização por parte do Executivo, o que temos feito com o apoio do prefeito”, ressaltou.
Neste sentido, ele ressaltou a aproximação da pasta com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e da ACE (Associação Comercial e Empresarial), fazendo com que as demandas deste setor tenham uma atenção especial. “Inclusive, já estamos conversando para vermos a possibilidade de firmarmos parcerias para a iluminação de final de ano”, lembrou.
O secretário ainda citou o trabalho em conjunto com a vereadora Professora Jandinéia (PT) e o empresário Eduardo Macedo Cunha e está em andamento para a colocação de hidrantes no Camelódromo, um dos locais de maior circulação de pessoas. “Temos muito trabalho pela frente mas, com uma equipe capacitada e com o apoio do prefeito Caíque, colheremos todos estes frutos em médio-longo prazo, fazendo com que nosso município venha a se tornar um atrativo turístico e de desenvolvimento econômico”, finalizou.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.