BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Novembro teve mais demissões do que contratações em Penápolis

Economia

É o 3º mês consecutivo que estatísticas ficam no “vermelho” - setembro e outubro tiveram demissões

Comércio foi um dos setores que houve mais contratações em novembro

Comércio foi um dos setores que houve mais contratações em novembro. Foto: Ivan Ambrósio

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Penápolis fechou novembro com saldo negativo na geração de empregos, conforme dados disponibilizados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência. É o terceiro mês consecutivo que a cidade fecha as estatísticas no “vermelho” - setembro e outubro também tiveram mais demissões do que contratações -, conforme o órgão.

De acordo com os números, foram assinadas 469 novas carteiras e dado baixa em 560, obtendo o saldo negativo de 91. No acumulado do ano, o município segue com bons índices, tendo 6.297 novas vagas e 5.471 demissões, resultando em 826 oportunidades de emprego.

Ainda segundo o órgão, em novembro, apenas dois setores tiveram números positivos: construção, com 36 admissões, e comércio, com 29. As que ficaram negativas, segundo o ministério, foram: agropecuária, com -90, seguida pelos serviços (-44) e indústria (-22).


NACIONAL

O Brasil gerou 324.112 empregos com carteira assinada em novembro. Ao todo, o país registrou 1.772.766 contratações e 1.448.654 demissões. O resultado representa piora na comparação com novembro do ano passado, quando foram abertas 376.265 vagas formais, porém, foi o melhor resultado mensal desde agosto, quando foram criados 275.284 empregos com carteira assinada.

Na avaliação do ministério, o resultado do emprego formal em novembro sofre influência das contratações de fim de ano no comércio, para as vendas de Natal e também do setor de serviços. A expectativa é de que, em dezembro, assim como em anos anteriores, ocorram mais demissões do que contratações. Os números mostram que foram criados empregos formais em quatro dos cinco setores da economia.

Os dados também revelam que foram abertas vagas em todas as regiões do país no mês passado. Ainda de acordo com o ministério, foram criadas 2,992 milhões de vagas no acumulado dos 11 primeiros meses deste ano. No mesmo período ano passado, havia sido abertos 121,931 empregos com carteira assinada. Ao final de novembro de 2021, o Brasil tinha saldo de 41,551 milhões de empregos com carteira assinada.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.