Novena marca celebrações na Paróquia Santa Clara de Assis
Religião
Neste ano a Festa da Padroeira tem como tema “Família, Fonte das Vocações”
Gilson Ramos 07/08/2023Paroquianos da Paróquia Santa Clara de Assis em Penápolis iniciaram os preparativos para a festa da padroeira. Novena com missas todas as noites, contando com a participação de sacerdotes de diversas paróquias convidados para presidir as celebrações, acontece às 19h30 desde o dia 2 de agosto.
Neste ano a Festa da Padroeira tem como tema “Família, Fonte das Vocações”. As missas são celebradas na Igreja Matriz, localizado no bairro Jardim Del Rey.
A novena prossegue até esta quinta-feira, dia 10. Em cada noite uma bênção especial do dia é feita sobre a água, sal, chaves, carteiras de trabalho, medicamentos, fotos, velas, objetos de devoção e roupas.
Ainda vão passar pela comunidade paroquial os padres Irineu de Castro, Rodrigo Bonatti, o bispo Dom Francisco Carlos da Silva e Altair. Já celebram padres Lenon, Washington, Joaquim Brito e Bráz Venâncio.
Após a missa de encerramento da novena, tem início a Vigília Eucarística, seguindo até às 15h do dia 11, que é o dia em que se celebra no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia de Santa Clara de Assis.
Neste dia, foi programada uma carreata a partir das 19h, percorrendo as ruas e visitando as capelas do território paroquial. Em seguida, às 19h30, a Santa Missa com a presidência do pároco padre Mauro André.
HISTÓRICO
Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no dia 16 de julho de 1193 e foi batizada com o nome de Chiara d’Offreducci. Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Muito cedo chamou atenção pela sua caridade e carinho com os mais necessitados.
A vida dela ganhou um novo sentido ao deparar-se com o modo de vida de Francisco de Assis, um jovem que vivia a pobreza evangélica na sua radicalidade, o que a fez tomar a firme decisão de segui-lo.
Clara teve que enfrentar sua família, que tinha outros planos para o futuro e pretendiam arranjar-lhe um casamento promissor, mas a jovem abandonou tudo para seguir Jesus radicalmente aos moldes de Francisco de Assis.
Tempos depois Clara fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, sendo conhecidas posteriormente como “Clarissas”.
CURIOSIDADES
As irmãs, Catarina e Beatriz, juntamente com a mãe, após esta ficar viúva, também entraram para o convento.
Fugiu junto com uma amiga, Felipa de Guelfuccio, para encontrar Francisco de Assis, na Porciúncula (na capelinha de Santa Maria dos Anjos, onde nasceu a ordem dos Franciscanos e a ordem de Santa Clara), onde ele já a esperava para fazer os seus primeiros votos. O próprio Francisco cortou os cabelos da jovem, como sinal do voto de pobreza.
Clara foi a primeira mulher na história da Igreja que compôs uma regra escrita, submetida à aprovação do Papa, para que o carisma de Francisco de Assis fosse conservado em todas as comunidades femininas.
Dois anos após a morte foi proclamada Santa Clara de Assis, pelo Papa Alexandre IV.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.