FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Novo espetáculo da Cia Alternativa está disponível no Youtube

Cidade

Ele é narrativo, permeado de muitas músicas e costurado com crítica social

Espetáculo “Histórias que o povo conta” traz a crítica social por meio do universo fantástico

Espetáculo “Histórias que o povo conta” traz a crítica social por meio do universo fantástico. Foto: Fabiana Harumi

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Cinco mulheres, um moribundo e algumas histórias fantásticas. Esse é contexto do espetáculo “Histórias que o povo conta”, novo trabalho da Cia Alternativa de Teatro que já está disponível no Youtube com acesso gratuito pelo canal da Prefeitura.

Basta acessar o link (www.youtube.com/watch?v=eVj8GlLylmc) para assistir ao espetáculo na íntegra. Seguindo a linha de pesquisa do grupo, “Histórias que o povo conta” é um espetáculo narrativo, permeado de muitas músicas e costurado com crítica social, características essenciais do processo criativo do grupo.

Para a construção deste trabalho, a Cia Alternativa visitou histórias da literatura fantástica e músicas do sincretismo religioso brasileiro. De acordo com o diretor e dramaturgo da peça, Rodrigo Santiago, o espetáculo é inspirado em contos populares da tradição oral reunidos por Sylvio Roméro, Câmara Cascudo e Gilberto Freire.

“Em cena, há cinco mulheres que cuidam de um homem moribundo enquanto relembram algumas histórias que o povo conta. Os diálogos misturam contos do imaginário popular com fatos reais que, infelizmente, ainda acontecem nos dias de hoje. Por muitas vezes, o público não consegue decifrar se é apenas uma história fantástica, ou se ela realmente aconteceu”, comentou. O projeto foi contemplado pela lei de emergência cultural Aldir Blanc.


GRAVAÇÃO

Segundo explicou a proponente e produtora do espetáculo, a atriz Luciana Almeida, o desejo do grupo é promover apresentações presenciais gratuitas à comunidade. Entretanto, no período estabelecido para apresentações dos projetos da Lei Aldir Blanc, o município de Penápolis enfrentava uma nova onda de contaminação pelo coronavírus, causada pela variante Ômicron.

“Esse cenário pandêmico nos impossibilitou de realizar as apresentações presenciais. Então, para que o espetáculo chegasse ao público, fizemos a gravação da peça que agora está disponível gratuitamente na internet para quem quiser conferir”, convidou. A gravação foi feita em 20 de fevereiro no CEU das Artes, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, seguindo todos os protocolos de saúde exigidos para eventos culturais.


RETOMADA

A Cia Alternativa de Teatro informa que em breve retomará com as apresentações presenciais de seus espetáculos, em especial, o mais novo trabalho “Histórias que o povo conta”. “Após a gravação deste espetáculo, iniciamos um processo de lapidação do texto, cenas e personagens; em breve teremos novidades e esperamos reencontrar o público de forma presencial”, anunciou o diretor Rodrigo Santiago.

Durante o período de isolamento social, a Cia Alternativa de Teatro produziu diversos trabalhos virtuais, alguns em parceira com o Sesc Birigui. Todos estão disponíveis gratuitamente na internet. (*) Com informações da A/I Thaísa Fernanda


Ficha Técnica:


-- Proponente e Produção: Luciana Almeida

-- Assistente de Produção: Vitória Oliveira

-- Dramaturgia e Direção: Rodrigo Santiago

-- Elenco: Vitória Oliveira, Thaísa Fernanda, Luciana Almeida, Fátima Pessoa, Mônica Norte e Tadeu Ferreira

-- Músicos: Ricardo Ferreira e David Willian

-- Figurinos e adereços: Mônica Norte

-- Iluminação e operação técnica: Rodrigo Santiago

-- Cenografia: Cia Alternativa

-- Assessoria de Imprensa: Thaísa Fernanda

-- Fotografia: Fabiana Harumi e Thiago Tonello

-- Costureira: Nadimar de Jesus

-- Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Penápolis

Projeto realizado pela Lei Aldir Blanc 2021.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.