Novo método de tratamento nas UBSs auxilia na cicatrização de feridas crônicas
Cidade
Secretaria está investindo na aquisição de um novo curativo que acelera o processo de cicatrização
Da Redação 10/12/2020Muitos pacientes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que sofriam por anos com feridas que não cicatrizavam, provocando dor, desconforto e dificultando as atividades diárias, têm obtidos importantes resultados com um novo tratamento oferecido pela rede pública. A secretaria municipal de Saúde está investindo na aquisição de um novo curativo que acelera o processo de cicatrização. O novo material é um curativo chamado Aquacel ag+, que possui alto poder de absorção e resistência.
Ele elimina as bactérias, é à base de prata e absorve a secreção, não permitindo que a ferida fique úmida, favorecendo a cicatrização. “Os resultados já se mostram bastante satisfatórios. Temos muitos pacientes que conviviam com esse tipo de ferida há mais de 20 anos e após a utilização do curativo específico, somado aos cuidados dos profissionais da saúde, muitos pacientes já estão curados”, comemorou a secretária Marlene Tozatti.
SUCESSO
Um exemplo de sucesso do tratamento é o munícipe João Hipólito dos Santos, de 76 anos, paciente da Macro de Saúde 3, na Vila Santa Terezinha. Ele conta que tem uma ferida (úlcera varicosa) na perna há quase 30 anos e agora, com o tratamento na unidade, está finalmente cicatrizando. “A ferida era muito grande e dolorida. Mas agora, as enfermeiras do postinho fazem o curativo quase todos os dias, e o machucado já está bem menor e ‘sequinho’, quase cicatrizado por inteiro. Não sinto mais tanta dor”, comentou.
A enfermeira chefe da unidade, Daniela Cristina Prado Ribeiro, explica que esse trabalho tem envolvimento de toda a equipe. “Não é só fazer o curativo com o novo material. O paciente é tratado com todo cuidado, tendo acompanhamento médico, visitas domiciliares das enfermeiras, troca de curativo três vezes na semana. Portanto, é o trabalho em conjunto dos médicos, enfermeiros e auxiliares que garante a melhora e bem-estar dos pacientes”, destacou. A secretária ressalta que o tratamento é oferecido em todas as unidades de saúde, bem como o acompanhamento dos pacientes. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.