AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

NPJ oferece assistência jurídica e agrega prática aos alunos de Direito da Funepe

Educação

Alunos desenvolvem práticas reais por atendimento à comunidade e atividades simuladas

NPJ da Funepe fica localizado na praça Carlos Sampaio Filho, 170, Centro

NPJ da Funepe fica localizado na praça Carlos Sampaio Filho, 170, Centro. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A prática e a teoria são fundamentais para a formação acadêmica de excelência no ensino superior. A Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) segue esse fundamento para oferecer aos seus estudantes do curso de Direito a experiência para seguir carreira profissional e, junto a isso, proporcionar à população penapolense uma possibilidade extra para receber atendimento jurídico no município.

Essa benfeitoria social é possível porque o NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), em convênio regular com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), oferece assistência e assessoria jurídica para assuntos cíveis às pessoas mais carentes da comunidade local e regional.

Segundo o coordenador do curso de Direito da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), mantida pela Funepe, Pedro Sanchez, a partir do sexto semestre, os alunos, no contexto do estágio, desenvolvem práticas reais, por meio de atendimento à comunidade e atividades simuladas nas disciplinas ao longo de todo o curso, sob orientação de docentes e advogados contratados.

“Temos convênios vigentes com a OAB, que valorizam o aprendizado dos nossos alunos. Iniciamos neste ano um em que a Funepe, por meio da estrutura do NPJ, oferece aos advogados iniciantes uma sala de audiências para realizar os próprios trabalhos com o acompanhamento dos estudantes, que por meio dessas vivências práticas ganham mais experiência”, informou.

Os requisitos para o atendimento gratuito são a comprovação de condição socioeconômica e a necessidade de assessoria jurídica para assuntos cíveis, com valor não superior a 20 salários mínimos nacionais. O público interessado deve entrar em contato pelo e-mail npj@funepe.edu.br ou pelo telefone (18) 3654-7690.


CEJUSC

O Núcleo de Práticas Jurídicas é composto por um tribunal de júri, com capacidade para 191 pessoas, salas de atendimento, de conselho de sentença, de audiência, cartório, secretaria e a sala de reunião “Fernando Lazari”.

O NPJ, como escritório experimental para os alunos, tem o objetivo de cumprir sua função social de atender a comunidade e cumprir com o requisito de estágio em prática real, como componente obrigatório do projeto pedagógico para a formação completa dos alunos em excelência de adequação entre teoria e prática.

Atualmente, os alunos já contam com a prática no posto de atendimento do Cejusc, que existe na Polícia Militar, em um novo convênio da instituição firmado neste ano. Importante salientar que a Fafipe/Funepe adotou, em 2022, o uso de um software que simula os principais sistemas dos Tribunais de Justiça, consistindo em mais uma ferramenta de aprendizado para o corpo discente do curso de Direito.


EXPERIÊNCIA

Atualmente, o Núcleo conta com coordenação da professora mestre Thábatha Veronese, que dá suporte aos alunos nas atividades e práticas reais. Segundo Sanchez, a atuação do NPJ permite que a faculdade cumpra com o seu dever acadêmico de oferecer a formação completa aos alunos, da teoria à prática, bem como também exercer o seu papel social com excelência junto à comunidade de Penápolis e região.

Além disso, o estudante da Fafipe/Funepe também conta com outra prática experimental. ‘‘O nosso aluno pode acompanhar os atendimentos feitos na OAB em sua fase inicial, o que possibilita que ele tenha acesso a casos reais e conheça na prática as futuras situações que também pode encontrar em sua jornada profissional’’, explicou.

‘‘Sempre tivemos um diálogo muito aberto e positivo com a OAB, juízes, promotores e profissionais da área em Penápolis. Contar com esse apoio, possibilita que o curso de Direito cresça cada vez mais no cenário regional, conquistando um lugar de destaque merecido’’, concluiu. (*) Com informações da A/I da Funepe



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.