FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Núcleo de Empreendedorismo da Funepe impulsiona negócios locais

Educação

Projeto visa levar apoio a empreendedores, por meio de conteúdo e conhecimento

Juliene Leoni, Vitor Martins (Sebrae), Clayr Peron, Rachel Tonhati e Fernanda Crivellaro

Juliene Leoni, Vitor Martins (Sebrae), Clayr Peron, Rachel Tonhati e Fernanda Crivellaro. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Criado em 2019, o Núcleo de Empreendedorismo da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), mantida pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), é um projeto que visa, por meio de pesquisas sobre as necessidades de mercado da cidade e região, levar apoio a empreendedores através de conteúdo e conhecimento.

Ele nasceu dentro do CCETN (Centro de Ciências Exatas, Tecnologia e Negócios), diretoria responsável pela gestão dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Agronômica da faculdade. As graduações, atualmente, contam com a coordenação de Juliene Leoni (Administração), Fernanda Crivellaro (Ciências Contábeis), Rachel Tonhati (Engenharia Agronômica) e Clayr Peron como diretor do centro.

Fernanda participa do NE (Núcleo de Empreendedorismo) desde o início do projeto. Segundo ela, através de estudos e pesquisas, a equipe levanta as necessidades das empresas, verifica as principais demandas e a partir daí estrutura atividades a fim de proporcionar soluções aos empresários. A primeira ação de 2022 foi junto à incubadora de empresas de Penápolis.

A partir de pesquisas e estudos feitos em 2021 com os empresários que ali atuavam, foi possível levantar as demandas do grupo, estruturar treinamentos e ferramentas a fim de proporcionar facilidades e soluções às empresas.

“Dentro do NE, hoje nós temos três vertentes: gestão, contábil e agronegócio. Através delas, realizamos uma parceria com o Sebrae para auxiliar nos trabalhos, pois cada uma destas identifica demandas e estrutura treinamentos que vão auxiliar os empresários de acordo com as necessidades apuradas”, explicou.

Ainda de acordo com ela, a atuação da vertente contábil possui vínculo com o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), que é um órgão dentro da Receita Federal. “Ele é responsável por entender, apurar e coordenar as demandas contábeis e financeiras das empresas e a partir destes dados, criar treinamentos e palestras com temáticas de solução”, destacou.

A professora ainda conta que o Sebrae é um parceiro fundamental nessa jornada, pois auxilia no processo de passar conhecimento aos empresários envolvidos no projeto. O segredo está nas parcerias e no interesse da instituição em vivenciar a realidade de mercado, proporcionando benefícios para todos os envolvidos, através da educação e conhecimento especializado.

“Estudamos a realidade, utilizamos conceitos teóricos que a gente ensina na faculdade e fazemos a junção de tudo isso. A ideia é fazer com o que os alunos da Funepe consigam entender um pouquinho mais do conhecimento técnico que as empresas precisam e que possam ter acesso à vivência real da área de atuação do contador”, finaliza a coordenadora.

Os eventos e palestras do Núcleo de Empreendedorismo acontecem durante todo o semestre letivo da faculdade e são abertos para todo o público. A entrada é gratuita e a divulgação acontece nas redes sociais da fundação - Instagram e Facebook. (*) Com informações da A/I da Funepe



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.