Núcleo de Empreendedorismo da Funepe realiza projetos de sucesso
Educação
Projeto destaca-se pela importância das atividades práticas na formação dos discentes
Da Redação 22/05/2022O Núcleo de Empreendedorismo da Fafipe/Funepe foi instituído com o objetivo de oferecer oportunidades de atividades práticas para que os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Agronômica possam desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos.
Segundo o diretor do CCETN (Centro de Ciências Exatas, Tecnologias e Negócios), o professor mestre Clayr Peron, o núcleo destaca-se pela importância das atividades práticas na formação dos discentes e pela contribuição dada à sociedade por meio de projetos voltados ao apoio das empresas locais e à comunidade em geral.
“Em 2019, ele iniciou suas atividades com o projeto de pesquisa para o setor de vedação. Os alunos desenvolveram um questionário para identificar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças do setor. A pesquisa contou com a participação de doze empresários e possibilitou o levantamento de importantes informações do segmento”, informou.
Paralelamente, o núcleo também desenvolveu, no mesmo ano, um projeto de apoio aos empresários da Incubadora, em parceria com a Prefeitura de Penápolis. Foi aplicada uma pesquisa com eles para identificar as suas principais necessidades e, após a tabulação dos dados, foram ofertados treinamentos desenvolvidos pelos alunos e com a participação de docentes nas áreas de finanças, gestão de pessoas e atendimento.
No ano de 2020, as atividades foram suspensas devido ao período mais intenso de pandemia da Covid-19. Elas foram retomadas, no segundo semestre de 2021, com uma nova pesquisa para verificar os resultados proporcionados pelos treinamentos realizados em 2019 e para identificar as necessidades atuais dos empresários que participaram da pesquisa anterior, bem como dos novos empresários que passaram a integrar o Projeto Incubadora.
“Após a aplicação da pesquisa e tabulação dos dados, foi iniciado, no primeiro semestre de 2022, um novo período de treinamentos e palestras para aperfeiçoamento das carências identificadas. No último dia 4, oferecemos a palestra sobre fluxo de caixa realizada pelo Sebrae e contou com a participação dos empresários da Incubadora e dos alunos da Funepe”, contou Clayr.
O núcleo conta com a parceria do Sebrae que prevê, além de palestras e treinamentos, a criação de um espaço virtual para proporcionar aos alunos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Agronômica treinamentos em diversas áreas de gestão e negócios.
A parceria também conta com a participação da Funepe/Fafipe em diversos programas do Sebrae como o Movimento Voti Valley e o StartU. “Esses programas têm como finalidade promover a inovação, bem como acelerar e apoiar o desenvolvimento de startups”, disse o diretor sobre os diferenciais dos projetos.
O Núcleo de Empreendedorismo também contempla o NAF (Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil). Em outubro de 2021, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Funepe/Fafipe e a Receita Federal, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo da comunidade.
Para tanto, os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis receberão treinamentos e participarão de grupos de estudo. Somente duas instituições de ensino na região têm esse termo de cooperação técnica assinado com a Receita Federal, sendo uma delas a Funepe/Fafipe. Essa é mais uma conquista da instituição que tem por objetivo sempre oferecer a melhor qualificação aos seus alunos por meio de atividades práticas e extensionistas. (*) Com informações da A/I da Funepe
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.