Núcleo de Reintegração Social já funciona em Penápolis
Cidade
Intuito é promover ações para a ressocialização de apenados e egressos do sistema penitenciário
Da Redação 10/04/2022A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, assinou convênio com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) do Governo do Estado de São Paulo para a implantação do Núcleo de Reintegração Social.
Segundo explicou o titular da pasta, Pedro Sanchez, ele é mais uma ferramenta para prestação de serviços preconizados pela política pública de assistência social. “O intuito desse núcleo é promover ações para a ressocialização de apenados e egressos do sistema penitenciário”, disse.
Ainda segundo o secretário, a princípio, o serviço está funcionando junto à sede da secretaria, mas, em breve, deverá migrar para um local próprio, específico para este tipo de atendimento. “Como etapa do processo de implantação, nosso técnico responsável está realizando articulações com as secretarias municipais das cidades da comarca e com as organizações sociais civis destes locais também, tendo em vista que esse núcleo situado em Penápolis é a referência deles”, comentou.
“Não são todas as cidades que possuem essa ferramenta social. Menos de 50 municípios do Estado manifestaram interesse em implantar o Núcleo de Reintegração Social. Penápolis sim está oferecendo esse serviço, que faz parte da política pública de assistência social”, revelou Sanchez.
Por meio das ações do núcleo serão organizados e encaminhados os cumprimentos de medidas destinadas à prestação de serviços comunitários determinados pelo Judiciário para ressocialização do público encaminhado junto a órgãos públicos e entidades da comunidade. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.