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Número de mortes no trânsito cai 66% em Penápolis

Cidade

Dados do Infosiga mostram que os casos foram diminuindo gradativamente desde 2015

Em 2019, até o momento, 60% das mortes no trânsito foram em vias municipais da cidade

Em 2019, até o momento, 60% das mortes no trânsito foram em vias municipais da cidade. Foto: Ivan Ambrósio

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O número de mortes no trânsito reduziu em 66,66% entre 2015 a 2019 em Penápolis. Levantamento feito pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Infosiga, até ontem (31), a cidade registrou, até o momento, cinco óbitos este ano. Os casos, segundo os dados, foram diminuindo gradativamente desde 2015, quando tiveram computadas 15 mortes.

Deste total, 80% das vítimas foram masculinas e 20% femininas. Mais de 53% dos acidentes ocorreram nas rodovias e 46% nas vias municipais. Oito óbitos foram no período das 6h às 12h e os demais das 18h às 0h. Em 2016, o índice reduziu para dez mortes no período, caindo pela metade no ano seguinte.

Em 2018 a quantidade oscilou, sendo registrados nove óbitos, onde 77,78% das vítimas foram condutores e 22,22% pedestres. O período noturno foi onde mais houve acidentes fatais, seguido de três durante à tarde e dois pela manhã.

Mais de 66% dos casos foram nas rodovias, seguido de 33,33% nas vias municipais. Outro fator que chamou a atenção é que, das nove mortes, duas tiveram como vítimas pessoas entre 50 a 54 anos e a maioria foram do sexo masculino (88,89%).

Dentre os veículos envolvidos, os automóveis estão no topo da lista, com quatro ocorrências, seguidos de três casos envolvendo caminhões. Na maioria dos casos, a colisão foi o fator preponderante para os acidentes. Dois atropelamentos foram registrados.

Já este ano, até o momento, Penápolis computou cinco mortes. Ao contrário dos períodos anteriores, os locais em que houveram os óbitos foram nas vias municipais, o que corresponde a 60%. Três dos casos ocorreram numa quinta-feira e quatro no período noturno.

Das vítimas, 40% eram condutores, 40% pedestres e 20% passageiros. Os homens lideram a lista com 60% das vítimas e três mortes foram de pessoas com idades entre 18 a 24 anos. Outro ponto que chama a atenção é que ao casos de atropelamento, até o momento, somam três, seguidos por choque e colisão, com um cada.


MEDIDAS

Para a secretaria municipal de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, dentre os fatores que contribuíram para a redução de mortes no trânsito, está a mudança no sentido de direção de ruas, por meio da implantação do sistema binário, reforço na sinalização e realização de campanhas de educação junto a motoristas e pedestres.

“Temos feito parcerias para diversas iniciativas, como já ocorreu junto ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e Viarondon, além de outras idealizadas pela própria secretaria, com apoio de entidades, a exemplo do que aconteceu recentemente com a Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis)”, destaca a pasta em nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

Apesar da redução, a secretaria informa que há várias ações planejadas a serem implantadas no município, com o objetivo de reduzir ainda mais estes números.

“Dentre elas, podemos ressaltar as futuras aberturas de vias para novas ligações de bairros, cuja ideia é dar alternativas para que os veículos diminuam a passagem por corredores de tráfego intenso”, ressaltou. Os bairros a receberem esta iniciativa são: Jardim do Lago, Cidade Jardim, Residencial Sílvia Covas, Jardim Alphaville, Vila Aparecida e avenida José Pinto de Almeida.

Outras medidas a serem implementadas pela pasta são a instalação de novas placas de advertência para motoristas e pedestres em ruas e avenidas de grande tráfego e continuação do sistema binário em pontos críticos.



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