Obras da artista Marinilda Boulay são doadas ao Museu do Sol de Penápolis
Cidade
Obras repassadas são a “B de Bananal” e “A Viagem da Planta: território nosso corpo nosso espírito”
Da Redação 23/03/2022O Museu do Sol de Penápolis, que possui a mais importante coleção de arte naif da América Latina, recebeu, recentemente, a doação de duas obras feitas pela artista plástica de estética naif, Marinilda Boulay.
As obras que foram repassadas ao espaço são a “B de Bananal” e “A Viagem da Planta: território nosso corpo nosso espírito”. Em outubro do ano passado, o museu recebeu a exposição B de Bananal, obtendo grande sucesso.
ARTISTA
Artista plástica, ceramista e pesquisadora, Marinilda Boulay é também produtora cultural e presidente do ITC (Instituto Totem Cultural), em Socorro (SP). Formada em Interpretação Teatral pela ECA (Escola de Comunicação e Artes) da Universidade de São Paulo, com Doutorado em Literatura Dramática Comparada pelo Instituto de Estudos Lusófonos e Brasileiros pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III, Marinilda morou durante 12 anos na França e se manifesta pela arte contemporânea naif.
A artista expõe constantemente em mostras e bienais brasileiras e internacionais, tendo recebido menções e prêmios por suas obras, que fazem parte de acervos, museus e de coleções particulares. Em 2018, foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares, oferecido pelo Ministério da Cultura.
Marinilda já produziu importantes projetos de fomento, valorização e difusão da cultura tradicional e popular em torno das Congadas, das benzedeiras da região do Circuito das Águas Paulista e de outras manifestações do patrimônio material e imaterial caipira do interior do Estado. (*) Com informações da A/I Nova Latina Comunicação
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.