Ocupação de leitos de enfermaria da Santa Casa de Rio Preto atinge 81% por causa da Covid-19
Brasil
Segundo o hospital, antes da última atualização, a ocupação na enfermaria era de 72%. A ala de enfermaria para a Covid-19 na Santa Casa tem 45 leitos
Da Redação 08/12/2020A ocupação de leitos na enfermaria para tratamento da Covid-19 na Santa Casa de São José do Rio Preto (SP) subiu nas últimas semanas e, de acordo com o hospital, está em 81% nesta terça-feira (8).
Segundo o hospital, antes da última atualização, a ocupação na enfermaria era de 72%. A ala de enfermaria para a Covid-19 na Santa Casa tem 45 leitos.
Já em relação à UTI para a doença, a ocupação está em 50%. A Santa Casa, que atende prioritariamente pacientes de Rio Preto, tem 48 leitos disponíveis nesta ala.
No Hospital de Base de Rio Preto, que atende mais de 100 cidades da região, é a ocupação de leitos na UTI que está maior do que na enfermaria. Na UTI, o HB está com 145 leitos, sendo que 61 estão ocupados (42% de ocupação). A ala de enfermaria tem 195 leitos e 67 estão ocupados (34% de ocupação).
A médica epidemiologista do Hospital de Base Maria Lúcia Salomão afirma que os casos que chegam ao hospital é porque o paciente já piorou o quadro clínico dele.
“O quadro da Covid é síndrome gripal, febre, tosse, dor de garganta e os casos no HB evoluem para desconforto respiratório, o paciente passa a oxigenar mal, esses casos acabam sendo internados aqui. E evoluem para óbito os que estão associados às comorbidades, como diabetes, problemas cardiorrespiratórios”, afirma.
REGIÃO
Em alguns hospitais na região de Rio Preto a ocupação de leitos, UTI e enfermaria, também começa a preocupar as autoridades de saúde. Em Fernandópolis (SP), a Santa Casa está com 100% de ocupação nos leitos da UTI.
A Santa Casa de Andradina (SP) está com 80% de ocupação na UTI, restando apenas dois leitos disponíveis. Segundo o hospital, há um mês a taxa de ocupação estava em 30%. A enfermaria está 60% ocupada.
O DRS (Departamento Regional de Saúde), que engloba a região de Rio Preto, está atualmente com 49,3% de ocupação na UTI e com 35,1% na enfermaria. Este número da DRS é o que o governo de São Paulo usa para definir em qual faixa do Plano SP de flexibilização a região vai estar. Atualmente, a região de Rio Preto está na fase amarela.
CONFIRA ABAIXO OUTRAS CIDADES
Hospital Regional de Ilha Solteira: 60% de ocupação na UTI e 40% na enfermaria.
Santa Casa de Jales: 70% de ocupação na UTI e 50% na enfermaria.
Santa Casa de Votuporanga: 70% de ocupação na UTI e 56% na enfermaria.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.