FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Ocupação de leitos segue em queda e região de Araçatuba se aproxima do limite para a Fase Laranja

Saúde

No domingo, taxa de ocupação de UTI Covid foi de 83,3%; limite para a laranja é de 80%

No domingo passado, regional somava 91,7% de taxa de ocupação dos leitos de UTI

No domingo passado, regional somava 91,7% de taxa de ocupação dos leitos de UTI. Foto: Ilustração

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Os municípios pertencentes à área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba chegaram, no domingo (4), a 83,3% de taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid. Caso a Fase Emergencial do Plano São Paulo terminasse agora, a região permaneceria na vermelha, na qual apenas os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.

Entretanto, se mantiver a tendência de queda, em breve, a região poderá atingir a meta para entrar na laranja, que atualmente é de 70% a 80% de taxa de ocupação de leitos de UTI Covid. No domingo passado, por exemplo, a regional de Araçatuba somava 91,7% de taxa de ocupação dos leitos de UTI, ou seja, a queda foi de 7,9 pontos percentuais em uma semana.

Como a Fase Emergencial tem previsão de terminar no próximo domingo (11), se a ocupação dos leitos de UTI continuar em queda, existe a possibilidade de, na sexta-feira (9), quando deve ser anunciada a nova classificação do Plano São Paulo, a região de Araçatuba atingir o percentual mínimo para a laranja.


FASE

Vale lembrar que, quando todo o Estado foi rebaixado para a vermelha do Plano São Paulo, o que aconteceu em 6 de março, a região de Araçatuba estava na amarela. Desde então, apenas os serviços essenciais podem funcionar. Já na laranja, todos os setores da economia são autorizados a funcionar, apesar de a capacidade de ocupação ser reduzida 40% e o atendimento está limitado a, no máximo, oito horas diárias. Os restaurantes, por exemplo, podem funcionar até às 20h, enquanto os bares ficam proibidos de realizar o atendimento preferencial.


RANKING

No ranking das 17 regiões paulistas, a de Araçatuba só está atrás da de Taubaté, no quesito ocupação de leitos de UTI. Aquela região tem hoje 82,2% de taxa, mas possui 24,7 leitos por 100 mil habitantes. A de Araçatuba tem menos leitos, pois a taxa é de 21,7 por 100 mil habitantes. Ainda assim, a quantidade é maior do que na semana passada, quando havia 20 leitos de UTI por 100 mil habitantes, o que contribuiu para reduzir a ocupação. A taxa de ocupação dos leitos de Enfermaria Covid na região também caiu, passando de 84,8% no domingo passado, para 73,9% neste dia 4.


MORTES

Por outro lado, ainda é grande o número de óbitos na região, o que é outro critério para a classificação do Plano São Paulo. Enquanto a média do Estado é de 21,2 óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, a área do DRS-2 soma 33,5 óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

No domingo, a região somou 1.457 vítimas do coronavírus desde o início da pandemia e 55.964 casos. No domingo passado eram 1.327 mortes e 53.470 casos confirmados. Ou seja, em uma semana foram 130 óbitos nos 40 municípios da região e 2.494 novos casos. A taxa de internações nos últimos 14 dias é de 91,2 por 100 mil habitantes no domingo, contra 92,3 no passado. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.