Olímpia contrata laboratório particular para agilizar exames de pacientes com suspeita de Covid-19
Região
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram contratados 100 testes, no valor de R$ 24, 5 mil
Da Redação/Agência Brasil 24/04/2020A Prefeitura de Olímpia (SP) contratou um laboratório particular para agilizar a possível detecção de pacientes com Covid-19.
Segundo a prefeitura, a medida foi tomada porque o Instituto Adolfo Lutz, responsável por analisar os exames da rede pública de todo o Estado de São Paulo, está sobrecarregado.
O Instituto Adolfo Lutz tinha fila de exames, mas segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a fila foi zerada nesta quarta-feira (22).
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram contratados 100 testes, no valor de R$ 24, 5 mil. Eles serão destinados a moradores de Olímpia, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que estejam internados com suspeita da doença, desde que seja solicitado pelo médico conforme o protocolo do Ministério da Saúde
Trabalhadores da saúde pública do município com sintomas de síndrome respiratória e mortes suspeitas também serão testados por meio do laboratório particular.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, pacientes internados na Santa Casa por convênio particular e moradores de outros municípios com coleta de exame em Olímpia continuarão tendo as amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz.
“Apenas com o resultado dos pacientes é que conseguimos ter um panorama mais real da situação da pandemia em nossa cidade. Por isso, a importância de agilizarmos esses diagnósticos”, diz o Prefeito de Olímpia, Fernando Cunha.
Até a noite desta quarta-feira (22), três casos positivos da doença tinham sido confirmados na cidade pela Secretaria de Saúde.
De acordo com o último boletim epidemiológico, oito moradores estão sendo monitorados e aguardam exames para saber se foram infectados pelo vírus. (*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.