Olimpíada de Matemática envolve mais de mil alunos da rede municipal
Educação
As provas foram aplicadas no último dia 29 e envolveu a participação de alunos dos 4º e 5º anos
Da Redação 07/11/2019Pela primeira vez, os alunos da rede municipal participaram da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) Nível A. As provas foram aplicadas no último dia 29 de outubro e envolveu a participação de 1.026 alunos dos 4º e 5º anos, das dez escolas municipais de ensino fundamental.
Essa é a 2ª edição e realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).
Segundo explicou a coordenadora pedagógica geral do ensino fundamental, Evelyn Lemes Serafim Friolli, a secretaria municipal de Educação fez a adesão de todas as escolas na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por entender a relevância desse evento nacional.
“A participação é uma maneira de incentivar e estimular nossos alunos ao estudo da Matemática. Além disso, podemos identificar alguns talentos promissores nessa área do conhecimento tão importante em nosso dia a dia”, comentou.
A secretária de Educação, Neide Ferlin Assami, ressalta que essa atividade também é um instrumento de avaliação não somente dos alunos, mas dos professores e das escolas municipais como um todo. “Nosso objetivo não é motivar a competição entre as crianças, mas sim estimular o gosto pelo estudo da matemática. Por isso, em breve faremos a entrega dos certificados a todos os nossos alunos que participaram da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática”, disse.
PROVA
A prova é composta de 15 questões objetivas de múltipla escolha, com foco em resolução de problemas – raciocínio lógico. As questões apresentam conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental.
A aplicação da prova é realizada pela própria escola inscrita no evento e tem duração de 1h30. Vale lembrar que a secretaria municipal de Educação também faz a identificação e o atendimento dos alunos com necessidades especiais, que inclusive, têm direito a uma hora adicional para a realização da prova. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.