JOVEM PAN PENÁPOLIS

Olimpíada de Matemática envolve mais de mil alunos da rede municipal

Educação

As provas foram aplicadas no último dia 29 e envolveu a participação de alunos dos 4º e 5º anos

Alunos concentrados durante a resolução da prova da Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos concentrados durante a resolução da prova da Olimpíada Brasileira de Matemática. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Pela primeira vez, os alunos da rede municipal participaram da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) Nível A. As provas foram aplicadas no último dia 29 de outubro e envolveu a participação de 1.026 alunos dos 4º e 5º anos, das dez escolas municipais de ensino fundamental.

Essa é a 2ª edição e realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Segundo explicou a coordenadora pedagógica geral do ensino fundamental, Evelyn Lemes Serafim Friolli, a secretaria municipal de Educação fez a adesão de todas as escolas na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por entender a relevância desse evento nacional.

“A participação é uma maneira de incentivar e estimular nossos alunos ao estudo da Matemática. Além disso, podemos identificar alguns talentos promissores nessa área do conhecimento tão importante em nosso dia a dia”, comentou.

A secretária de Educação, Neide Ferlin Assami, ressalta que essa atividade também é um instrumento de avaliação não somente dos alunos, mas dos professores e das escolas municipais como um todo. “Nosso objetivo não é motivar a competição entre as crianças, mas sim estimular o gosto pelo estudo da matemática. Por isso, em breve faremos a entrega dos certificados a todos os nossos alunos que participaram da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática”, disse.


PROVA

A prova é composta de 15 questões objetivas de múltipla escolha, com foco em resolução de problemas – raciocínio lógico. As questões apresentam conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental.

A aplicação da prova é realizada pela própria escola inscrita no evento e tem duração de 1h30. Vale lembrar que a secretaria municipal de Educação também faz a identificação e o atendimento dos alunos com necessidades especiais, que inclusive, têm direito a uma hora adicional para a realização da prova. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.