JOVEM PAN PENÁPOLIS

Operação de fiscalização autua 40 pessoas por falta de máscaras

Cidade

Ações ocorreram na área de lazer do Mais Parque e no Santa Leonor

Ação conjunta entre Prefeitura, Conselho Tutelar e PM orientou jovens sobre o isolamento social e uso de máscaras

Ação conjunta entre Prefeitura, Conselho Tutelar e PM orientou jovens sobre o isolamento social e uso de máscaras. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

No último final de semana, uma operação de fiscalização foi realizada em Penápolis para coibir a aglomeração de pessoas em espaços públicos e orientá-las sobre o uso obrigatório de máscaras. A ação reuniu os Serviços de Fiscalização de Obras e Posturas e de Rendas e Tributos, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar, com apoio da Polícia Militar.

A fiscalização foi realizada na noite de sábado (1º) na área de lazer do Residencial Mais Parque e no Parque Santa Leonor. A PM acompanhou a ação para resguardar a segurança dos fiscais e atuar em eventual crime constatado. Nos locais, o Serviço de Vigilância Sanitária autuou 40 pessoas pelo desrespeito ao uso obrigatório de máscaras, previsto no decreto estadual 64.959/2020 e na resolução SS 96.

As normas determinam o uso obrigatório de máscaras por proprietários, consumidores, fornecedores, clientes, funcionários e prestadores de serviço, nos estabelecimentos e nas repartições públicas, além dos espaços de acesso aberto ao público, como, por exemplo, o transporte coletivo, ambientes de estudo, trabalho, lazer, esporte ou entretenimento.

Segundo a Vigilância Sanitária, em ambos os locais quase todos os presentes não utilizavam a máscara. Além da autuação de 40 pessoas, os fiscais orientaram sobre a importância do uso e de medidas preventivas, por conta do crescente número de casos no município.

No domingo (2), após nova denúncia, a Vigilância Sanitária retornou ao Parque Santa Leonor para novas orientações aos presentes.

Segundo o secretário de Planejamento e coordenador do Comitê de Gerenciamento de Crise – Coronavírus, Daniel Rodrigueiro, as fiscalizações têm o objetivo de orientar a população em relação ao isolamento social e às medidas preventivas e de combate à Covid-19.

“Temos recebido diversas denúncias de aglomeração de pessoas nestes dois locais públicos. A ação teve o objetivo de coibir essa prática e orientar sobre a importância das medidas preventivas. Toda a comunidade deve ter consciência e contribuir para manter o isolamento social e evitar a proliferação de casos de Covid-19”, destacou.

A ação também contou com a participação de membros do Conselho Tutelar que averiguaram a presença de menores no local. “Após a abordagem da PM, verificamos a presença de menores desacompanhados dos responsáveis e todos sem máscaras”, contou o coordenador Paulo Gabilan Quintana.

“Também verificamos a presença de crianças pequenas, acompanhadas de seus pais. Todos foram orientados e notificados. A ação teve caráter educativo e de orientação e o Conselho Tutelar fará o acompanhamento dessas famílias”, esclareceu Quintana. (*) Com informações da Secom – PMP



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.