COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Operação Direção Segura Integrada do Detran é realizada em Penápolis

Polícia

Foram feitos 24 autos de infração e 16 CNHs foram recolhidas, além de 3 veículos apreendidos

Bloqueio ocorreu na avenida Luís Osório, na frente do Clube Penapolense

Bloqueio ocorreu na avenida Luís Osório, na frente do Clube Penapolense. Foto: Polícia Militar/Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo), em conjunto com as polícias Militar e Civil, realizou a ODSI (Operação Direção Segura Integrada) em Penápolis na noite de sexta-feira (10).

O bloqueio ocorreu na avenida Luís Osório, na frente do Clube Penapolense. O objetivo da ação, segundo o órgão, é prevenir e reduzir a quantidade de acidentes e mortes por conta do consumo de álcool combinado com direção.


BALANÇO

Conforme balanço divulgado, durante a fiscalização, foram feitos 24 autos de infração; 16 CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) recolhidas; três veículos apreendidos e um crime de trânsito previsto no artigo 306 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Houve ainda 302 testes de etilômetro passivo e cinco ativos; 15 recusas ao bafômetro; quatro casos do artigo 165 do CTB e 19 veículos bloqueados via CRR. Conforme o Detran, as fiscalizações são realizadas durante as noites de sexta, sábado e madrugadas de domingo em diversos municípios.

A definição do horário da ação tem explicação. Segundo levantamento do Infosiga, sistema do governo estadual e gerenciado pelo programa Respeito à Vida, dos 892 óbitos de motoristas registrados no Estado entre janeiro de 2019 e julho de 2021 com suspeita de embriaguez ao volante, 378 mortes (42,3%) aconteceram aos finais de semana no período noturno. Jovens entre 18 e 24 anos representam 18% das vítimas fatais.


PENALIDADES

Tanto dirigir sob a influência de álcool, quanto recusar-se a soprar o bafômetro, são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do CTB. O motorista que for flagrado alcoolizado ou que se recusar a fazer o teste será multado em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH. (*) Com informações do Detran.SP



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.