Ordem Franciscana Secular de Penápolis celebra Centenário
Religião
Foi destacado “in memória” a irmã de OFS, Cora Coralina
Da Redação 15/10/2021A Ordem Franciscana Secular de Penápolis comemorou 100 anos de sua Ereção Canônica, que é datada de 4 de outubro de 1921. O centenário foi celebrado na missa festiva do padroeiro São Francisco de Assis, no Santuário dedicado ao santo. Na ocasião, também foram prestadas homenagens aos professos que chegaram ao jubileu de 25 anos.
Durante as homenagens, a ministra da OFS de Penápolis, Celia Catharina Módena Gonçalves, destacou o comprometimento dos franciscanos em viver o Evangelho, tentando seguir o desejo de Jesus Cristo, na trilha de são Francisco de Assis. “Esse entusiasmo é para Viver o Evangelho, Testemunhar a Fé, Reconstruir a Igreja e a Sociedade, Ter vida em Fraternidade, Lutar pela Ecologia, Justiça e Paz, Amar e Promover a Vida dos mais necessitados”.
Ainda de acordo com ela, nesses 100 anos transcorridos, muitos foram os professos. A Ministra da OFS recordou a “brilhante caminhada” dos antecessores que garantiram a sustentabilidade desta Fraternidade “esforçando-se por construir uma fraternidade de Fé, esperança e amor, nos entregaram uma Instituição Fraterna exemplar”.
Foi destacado também, “in memória” a irmã de OFS, Cora Coralina, poetisa reconhecida no mundo inteiro, que professou na Fraternidade Penapolense em 1937, tendo sido Secretaria do Conselho em 1940. “Com essa referencia queremos homenagear todas as irmãs e todos os irmãos que, nesta Fraternidade, vivenciaram a espiritualidade Franciscana”.
Atualmente, a Ordem conta com 62 professos, comprometidos em viver o Evangelho cada dia e em todas as circunstâncias, segundo a própria vocação e os dons recebidos de Deus. “A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens, sem discriminação, fortalecendo-se pela constante convivência fraterna”, finalizou Célia.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.