Organizadores da Rota Franciscana buscam apoio para sinalização de trechos
Cidade
Estão disponíveis para patrocínio totens para colocação na frente das capelas rurais
Gilson Ramos 08/08/2023Estando em processo de finalização do projeto “Caminhos de São Francisco”, rota que une fé, esporte e turismo envolvendo trilhas de cinco cidades, partindo do Santuário São Francisco de Penápolis, agora é contar com apoio dos empresários e pedreiros que podem fixar as placas.
De imediato, os membros da Associação dos Amigos de São Francisco estão buscando patrocinadores de alguns poucos itens que faltam. São 205 km passando em mais de 20 capelas de Penápolis, Avanhandava, Glicério, Alto Alegre e Barbosa. A cada dois quilômetros, haverá uma placa indicando o caminho e em todas as capelas contarão com um totem para carimbar a credencial e ao final receber certificado de conclusão.
São os últimos patrocínios que estão faltando para término da sinalização, que tem previsão de colocar ser oficialmente liberada entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Estão disponíveis para patrocínio totens para colocação na frente das capelas rurais dos bairros Matão de Baixo, Matão de Cima, Paraguai e Água Limpa da Mata na divisa entre os municípios de Braúna e Glicério.
Cada totem tem um valor orçado de R$ 1,5 mil. Também se busca patrocinadores para as setas do trajeto, a um custo total de R$ 3 mil de um lote de 100 peças. Outra busca de apoio é quanto à fixação das placas diante das capelas no trajeto da Rota Franciscana.
A Associação pede ajuda de pedreiros, serventes ou de quem sabe realizar esse tipo de serviço, para fixar 25 unidades. Elas deverão ser colocadas em pé nas capelas. Os apoiadores precisam fazer o concreto na base e um calçamento de 50 centímetros no seu contorno para não ser tomado pelo mato.
A Associação fornece o material e o voluntário poderá fazer o serviço conforme sua disponibilidade de dia e horário. As placas já estão nos locais a serem afixadas.
Quem puder colaborar com patrocínios e com a prestação do serviço de fixação das placas, devem entrar em contato com o Sincomércio Penápolis, por meio do telefone (18) 3654-0080 ou pessoalmente na sede à avenida Luís Osório, 763, Centro, que forneceu espaço e apoio facilitador para a Associação implantar a Rota Franciscana.
PEREGRINAÇÃO
A Rota Franciscana foi inspirada no Caminho da Fé, que leva peregrinos a percorrer centenas de quilômetros em vários dias de percurso até a cidade de Aparecida, onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
No caso do projeto regional, trata-se de uma trilha de turismo rural, religioso, cultural e esportivo estabelecida na cidade de Penápolis e região. Motivada pela espiritualidade franciscana, pela fé, pelo esporte e a preservação do meio ambiente, a Rota é sonhada por cidadãos comuns organizados em uma associação civil pública e sem fins lucrativos, a Associação Amigos de São Francisco (AASF) de Penápolis.
Com início e chegada no Santuário São Francisco de Assis, tem distância aproximada de 200 quilômetros, percorrendo todas as capelas rurais da cidade e entornos. Partindo do Santuário todos vão conhecer lugares que ainda são desconhecidos por muitos.
A Rota tem presença forte pelo território de Penápolis, Glicério, mas passa também por Avanhandava, Barbosa e Alto Alegre, envolvendo cinco cidades.
INFRAESTRUTURA
A Rota contém 26 pontos de passagens, cada um terá um totem e, em cada cidade, um parceiro credenciado para entregar a credencial e cerificado ao final da rota. Cada capela contará com um totem com informações históricas e oração para fortalecer a fé.
Terão ainda carimbo para auto carimbar o passaporte para ao final comprovar que fez o caminho. A Rota será toda sinalizada, sendo que a cada dois quilômetros haverá uma placa indicativa, informando de forma decrescente quanto falta para terminar. Monumento de partida e chegada será fixado no Santuário São Francisco de Assis, em Penápolis.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.