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Ouvidoria Municipal resolveu 70% dos pedidos recebidos ao longo de 2019

Cidade

Além da ligação gratuita pelo 156, munícipe ainda tem outras opções para entrar em contato com a ferramenta

Do total de solicitações, 573 foram feitas pessoalmente na Ouvidoria por munícipes em 2019

Do total de solicitações, 573 foram feitas pessoalmente na Ouvidoria por munícipes em 2019. Foto: Prefeitura de Penápolis/Divulgação

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Um dos principais canais de comunicação da Prefeitura de Penápolis com a comunidade, a Ouvidoria do Município resolveu 70% dos pedidos recebidos ao longo do ano passado. A constatação foi informada pelo Executivo em nota enviada pela assessoria de imprensa.

De acordo com o documento, de 3.059 solicitações recebidas no período, 2.141 tiveram solução ou encaminhamento por parte do órgão a algum setor competente da administração municipal. As outras 918 permanecem pendentes, dependendo de análise para posterior direcionamento.


RECURSOS DIGITAIS

O levantamento permite concluir ainda que a maioria dos munícipes já adere a recursos digitais na hora de fazer uma reivindicação, crítica ou elogio a serviço prestado pelo poder público.

Os números apresentados mostram que, do total de atendimentos feitos pelo setor, 2.267 foram feitas pelo telefone 156 e outras 219 pelo site e página da Prefeitura no Facebook, além do programa Linha Aberta, exibido todas às sextas, ou seja, 81% ocorreram por meio de ferramentas tecnológicas.

Pessoalmente, foram atendidas 573 solicitações de munícipes que foram até o setor, que fica no piso superior do Paço Municipal. A maioria dos pedidos estão relacionados a limpeza de terrenos baldios e quintais sujos, capinação e retirada de detritos.

Nestes casos, as solicitações são encaminhadas ao Serviço de Fiscalização de Obras e Posturas e a Vigilância Epidemiológica. Segundo a secretária de Governo, Fátima Rahal, a Ouvidoria é um canal direto da comunidade com o poder público.

“Percebemos que anteriormente os munícipes não encontravam os meios para que sua solicitação fosse atendida, muitas vezes por desconhecer o setor responsável. Com a Ouvidoria, concentramos toda esta demanda em um só serviço. Além disso, essas solicitações auxiliam o poder público a detectar e buscar soluções para os problemas apontados pela população”, afirmou.


ACESSO

Para entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, além de ligar 156, a pessoa interessada pode enviar um e-mail para ouvidoria@penapolis.sp.gov.br. Também existe a opção via internet pelo link de direcionamento no site da Prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br) e mensagens privadas na página do Facebook.

Para quem preferir existe ainda a possibilidade de comparecer pessoalmente ao serviço, que fica no piso superior do Paço Municipal, na avenida Marginal Maria Chica, 1.400, no Centro. O atendimento é das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O munícipe entra em contato para fazer sua reclamação, sugestão ou denúncia a respeito de algum serviço realizado pelo Executivo. Os servidores do setor anotam seu pedido, encaminhando para a secretaria competente. Dependendo da possibilidade e gravidade, algumas solicitações são atendidas em pouco tempo

Já outras podem demorar, pois não dependem exclusivamente da Prefeitura. Mesmo nos casos em que o atendimento não é de forma imediata, as secretarias são orientadas a informar o munícipe sobre o procedimento. A Ouvidoria Municipal atende apenas as reivindicações que competem à Prefeitura. Os pedidos referentes às repartições estaduais, federais e até mesmo empresas privadas, não são de responsabilidade do serviço, devendo os interessados procurarem pelas ouvidorias competentes.



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