Paciente de 36 anos vítima de AVC tem órgãos captados na Santa Casa de Araçatuba
Saúde
Doador foi internado no último dia 1º e teve a morte encefálica constatada na terça
Da Redação 07/05/2021Um paciente de 36 anos, residente em Araçatuba, teve vários órgãos captados na Santa Casa local após ser constatada a morte encefálica. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele internado no último dia 1º, após ser vítima de um quadro grave de AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico).
O paciente estava em coma e, apesar do tratamento intensivo e dos esforços da equipe médica do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do hospital, o quadro clínico não foi revertido. Segundo o que foi informado, a morte encefálica foi constatada na terça-feira (4) após os exames previstos no protocolo de investigação e comunicada à família pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, que concordou com a doação.
CAPTAÇÃO
Ainda de acordo com a Santa Casa, o fígado do doador foi captado na quarta-feira (5) e já implantado em um paciente que aguardava pelo órgão, indicado pela Central Nacional de Transplantes. O procedimento foi iniciado no período da tarde, realizado por equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
O órgão foi transportado ao destino pela equipe em voo fretado, já que após ser captado, o fígado precisa ser transplantado no prazo máximo de 8 horas. Também foram captados os rins e as córneas do doador. Esses órgãos podem ser transplantados em até 48 horas e uma semana, respectivamente, e ficariam à disposição da Central Nacional de Transplantes para serem implantados em pacientes compatíveis.
As córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons, da Santa Casa de Araçatuba, hospital que chega à quarta captação de órgãos realizada neste ano. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.