FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Pacientes da região começam a ser internados no Hospital de Campanha

Saúde

Desde quinta-feira (11), unidade vem recebendo pessoas de Birigui, Valparaíso, Barretos e Promissão

Hospital de Campanha conta com 20 leitos de enfermaria e dez de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

Hospital de Campanha conta com 20 leitos de enfermaria e dez de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Hospital de Campanha, conhecido como Centro de Referência Covid-19, instalado em Penápolis, começou a receber pacientes de várias cidades da região, entre elas de Birigui e Valparaíso desde a última quinta-feira (11). A unidade conta com 20 leitos de enfermaria e dez de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e é exclusiva apenas para o atendimento de pessoas que estejam com o novo coronavírus.

O centro é referência para a microrregião – Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia – e da Região dos Consórcios, composta por 17 cidades. A ocupação dos leitos é regulada pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).


OCUPAÇÃO

Ontem (15), nove leitos de enfermaria estavam ocupados, restando 11. Os pacientes eram de Penápolis, Birigui, Barretos, Glicério, Barbosa e Avanhandava. Já na UTI, são quatro ocupados por pessoas da cidade, Promissão, Valparaíso e Birigui, restando seis disponíveis.

Durante apresentação do Boletim Coronavírus, apresentado pelo prefeito Célio de OIiveira (sem partido), o secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz esclareceu que, pelo fato do centro estar credenciado na Cross, há vagas disponíveis para atender a demanda da região, caso haja necessidade.

“São vidas que precisam de atendimento e, caso tenha disponibilidade, a Cross encaminhará pacientes de outras cidades para o centro, a partir do momento que os outros hospitais que também são referência ao tratamento estejam com seus leitos 100% ocupados”, destacou. No caso de Valparaíso, a unidade é a Santa Casa de Araçatuba, que possui nove leitos de UTI; Promissão, a referência é Bauru e, Barretos, de São José do Rio Preto.

O Hospital de Campanha de Penápolis iniciou seu atendimento em 22 de maio e foi implantado em parceria entre a Prefeitura,  a OSS (Organização Social de Saúde) AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) e o governo estadual.

O atendimento é feito por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e assistente social. No caso de lotação no Hospital de Campanha, a Santa Casa tem também dez leitos disponíveis.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.