BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Pacientes do Caps visitam Corpo de Bombeiros

Cidade

Eles conheceram a rotina da corporação e equipamentos utilizados em emergências e resgates

Pacientes conheceram a rotina dos bombeiros e dos equipamentos usados em emergências e resgates

Pacientes conheceram a rotina dos bombeiros e dos equipamentos usados em emergências e resgates. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Pacientes do Caps 2 (Centro de Atenção Psicossocial) visitaram o Corpo de Bombeiros na última quarta-feira (6), para conhecer o trabalho da corporação. O passeio externo é uma forma de estimular a convivência dos pacientes e integrá-los à sociedade.

Durante a visita, os pacientes conheceram um pouco da rotina dos bombeiros, além de equipamentos utilizados em emergências e resgates. Os profissionais ainda demonstraram o uso da mangueira de incêndios.

Segundo a enfermeira do Caps, Lisianne Carvalho, a equipe de profissionais da unidade organizou diversos passeios, visitas e eventos com os pacientes. “No mês passado, participamos da Festa do Saci da Secretaria de Cultura. Na próxima semana, os pacientes conhecerão o aeroporto”, afirmou.

Ainda na programação, os pacientes do Caps visitam em dezembro o zoológico de Bauru. “Os passeios externos são uma ferramenta para integrar esses pacientes à comunidade, estimulando a convivência com outras pessoas, além de ser uma forma de lazer e diversão”, contou a enfermeira responsável.


SERVIÇO

Em Penápolis, o Centro de Atenção Psicossocial atende a população através do Sistema Único de Saúde (SUS) e é administrado pelo Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde). A unidade é referência no atendimento psicossocial para toda a microrregião.

Para frequentar o Caps, o usuário precisa ser encaminhado pelo Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) ou qualquer outro serviço de saúde. Há também o atendimento no Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool-Drogas Horizontes Reais) que oferece atenção integral às pessoas com dependências em drogas ou álcool, de forma totalmente gratuita.

O objetivo do tratamento é resgatar a autonomia dos pacientes, mantendo-os abstinentes e fortes contra recaídas. O serviço, que se estende também para usuários de álcool e outras drogas, é constituído por uma equipe multiprofissional, composta por médicos psiquiatra e clínico geral, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros profissionais.

A finalidade do Centro de Atenção Psicossocial é oferecer acompanhamento clínico; oficinas terapêuticas, reinserção social; acesso ao esporte, trabalho e lazer; autonomia para exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. (*) Com informações da Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.