Padre Márcio, de Glicério, está em tratamento contra a síndrome de Guillain Barré
Religião
Doença autoimune faz com que o sistema imunológico produza anticorpos que afetam os nervos do próprio corpo
Gilson Ramos 07/01/2025Desde o final de dezembro, o pároco da Paróquia Santa Teresinha de Glicério, padre Márcio Vanderlei Trojillo Gil, está internado em um hospital particular na cidade de Lins (SP), em tratamento contra a síndrome de Guillain Barré.
A confirmação da doença bem como a evolução no tratamento está sendo feita pela Diocese de Lins, da qual o padre é incardinado. As publicações pedem orações por ele. Em novembro passado ele celebrou 25 anos de ordenação presbiteral.
Síndrome de Guillain Barré é uma doença autoimune em que o sistema imunológico produz anticorpos que afetam os nervos do próprio corpo, levando à inflamação e causando sintomas como fraqueza e dificuldade para movimentar as pernas e braços, sensação de formigamento e, nos casos mais graves, dificuldade para respirar, podendo colocar a vida em risco.
A internação de padre Márcio teria se dado no dia 31 de dezembro, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) daquele hospital. No domingo (5) o sacerdote foi para o quarto, mas após o registro de algumas dores durante a madrugada e também sendo necessário o suporte respiratório, ele voltou para a UTI.
A informação é de que o quadro ainda está bem delicado, então a equipe está tentando ao máximo com o suporte das máquinas para não esforçar demais o organismo dele.
TRATAMENTO
A primeira Nota Oficial pela Diocese de Lins, divulgada no dia 31 de dezembro, diz que padre Márcio Trojillo é assistido pelo médico Carlos Augusto Nassif Filho. “O paciente encontra-se internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva devido ao quadro de síndrome de Guillain Barré. Trata-se de doença auto Imune que causa inflamação dos nervos e fraqueza muscular ascendente, que inicia em pés e pode progredir para membros superiores, como é o caso do paciente. Na maioria das vezes está relacionado com quadro infeccioso recente. Como neste caso a dengue”.
A Nota confirmava que naquele momento encontrava-se estável e em leito de UTI para observação. Sobre o tratamento, “foi iniciado específico com a imunoglobulina humana”. Ainda que Está respondendo bem ao tratamento e foi para o quarto. Continua o acompanhamento com fisioterapeuta e fonoaudióloga.
O primeiro sinal da síndrome apresentado por padre Márcio foi as pernas. Por conta da ausência de sensibilidade que ele procurou o socorro. Foi logo após ter tido um quadro de dengue, conforme consta.
Durante a internação e tratamento de padre Márcio Trojillo, por enquanto a Paróquia Santa Teresinha de Glicério está contando com os padres das cidades mais próximas na assistência à comunidade, como ocorreu nas missas deste final de semana.
Como se estava aguardando um parecer mais técnico para ter noção de período necessário do afastamento do pároco, nesta semana a Diocese de Lins deverá deliberar sobre a eventual substituição temporária.
Enquanto isso, toda a Diocese está unida em oração pelo restabelecimento da saúde de padre Márcio.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.