JOVEM PAN PENÁPOLIS

Padre Mauro André assume Paróquia Santa Clara de Assis

Cidade

Com 9 anos de ordenação sacerdotal, essa será a segunda Paróquia que padre Mauro André assume

Padre Mauro André, acompanhado do bispo Dom Francisco, adentra à sede da Matriz da Paroquia após o rito de receber as chaves e abrir as portas da Igreja para os fiéis

Padre Mauro André, acompanhado do bispo Dom Francisco, adentra à sede da Matriz da Paroquia após o rito de receber as chaves e abrir as portas da Igreja para os fiéis. Foto: Gilson Ramos

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Em solene Missa de Posse, o penapolense padre Mauro André Colevatti dos Anjos foi empossado pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, com matriz no bairro do Jardim Del Rey, em Penápolis. A celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Carlos da Silva e reunindo diversos sacerdotes e grande número de fiéis ocorreu na noite desta quinta-feira (2).

Padre Mauro André é o terceiro pároco; ele sucede a padre Francisco Arcanjo, que foi fazer doutorado na Espanha, onde também servirá à Igreja exercendo o ministério sacerdotal. Antes, o primeiro pároco foi padre Antonio Joaquim.

Com 9 anos de ordenação sacerdotal, essa será a segunda Paróquia que padre Mauro André assume. Ele vem para Penápolis transferido de Getulina (Paróquia Nossa Senhora da Assumpção). Trabalhou também na formação de novos sacerdotes nos seminários de Lins e Marília.

Na missa de posse diversos paroquianos daquela comunidade vieram prestigiar, agradecer e entregar o sacerdote para a sua nova Paróquia.

A rica e bela liturgia constou da leitura do ato de posse, entrega da estola e casula pelos pais do padre, Ana Colevatti  e Mauro Olympio dos  Anjos. Recebeu ainda o Evangelho que proclamou. Na homilia, dom Francisco ressaltou que o sacerdote tem a missão de apontar, como João Batista, o precursor, Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, aquele que veio e vem para tirar o pecado do mundo.

Sobre os novos desafios, o bispo falou que a Igreja pede disponibilidade de coração e de alma para que Deus pede a seus seguidores, no caso, os padres e bispos: “ser outro Cristo na terra”. Disse também que somente o sacerdote pode consagrar a Eucaristia transformando pão e vinho no corpo e sangue de Jesus, e perdoar os pecados da humanidade. Pediu que a comunidade ajude o sacerdote nesse trabalho pastoral, tornando Cristo visível em todos os corações.

Após houve o Rito da Posse, com a renovação das promessas sacerdotais e interrogatório público do aceite e em submeter-se e trabalhar em comunhão com o bispo. Padre Mauro recebeu símbolos: a chave da Igreja, chave do Sacrário onde rezou por alguns instantes, água e óleo para o sacramento do Batismo, a estola da Penitência e por fim o Juramento de Fidelidade.

Ao final, houve a entrega da sede Presidencial, ou seja, o trono de onde irá presidir as celebrações com alegria e dedicação à porção do povo de Deus que lhe é entregue.

A comunidade fez a acolhida a seu novo Pároco e lhe entregou um vaso de orquídea branca.

Padre Mauro André falou dos desafios e “expectativas frustradas”, explicando ao povo que Deus contrariou sempre as suas vontades na caminhada sacerdotal. “Mas me realizo fazendo a vontade de Deus. Algo melhor do que planejamos o Senhor tem para nós”. Disse ainda que chega sem grandes expectativas ou objetivo. “Peço o apoio de todos os paroquianos e meus irmãos de sacerdócio para me fazer padre e assim fazermos juntos não a nossa, mas a vontade e os propósitos de Deus”.

Encerrando, houve a leitura da Ata de Posse e a primeira bênção aos paroquianos do seu novo pároco.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.