Pagamentos fizeram fluxo de pessoas aumentar no comércio
Economia
No início da semana, movimentação ainda estava acima do normal na região central
Carlos Netto 11/06/2020A movimentação no comércio penapolense foi acima da média no último sábado (6), após a flexibilização permitir a reabertura das lojas. Elas estavam fechadas desde a implantação da quarentena no Estado, conforme decreto do governador João Doria (PSDB) e, do próprio município, que também estabelecia restrições para alguns segmentos.
Essa flexibilização era esperada pelos comerciantes em razão da semana que antecede o ‘Dia dos Namorados’ e o pagamento de salários no quinto dia útil do mês, quando existe maior circulação de dinheiro no comércio. Os lojistas também argumentaram que a reabertura seria a oportunidade para vender um pouco mais, aproveitando o apelo da data, 12 de junho.
No início da semana, a movimentação ainda estava acima do normal, reflexo do período de pagamentos, quando as pessoas saíram às ruas para liquidar contas, quitar prestações, entre outras ações que foram facilitadas com a flexibilização do comércio.
Bancos e lotéricas também tinham filas desde a última sexta-feira até ontem (10). Recentemente, durante o período em que as lojas estavam praticamente fechadas - com algumas exceções -, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis (Sincomércio), Júlio César Galinari, argumentava que era preciso ocorrer essa flexibilização para dar um fôlego aos comerciantes.
Ele ainda informou que a medida autorizada no começo de junho ajudou, mas poderia ter vindo antes, pois a cidade tinha todas as condições para isso. “A nossa estrutura, para atender a demanda do novo coronavírus, dava condições de abrir mais setores”, disse, na ocasião.
FERIADO
O Sincomércio informou que recebeu muitos telefonemas de representantes de vários segmentos do comércio local, incluindo supermercados e de serviços essenciais para saber sobre o funcionamento dos serviços desta quinta-feira, feriado cristão.
A entidade alertou que o calendário anual do comércio penapolense, elaborado pelo sindicato, foi publicado no Diário Oficial do município e garante esse dia não é considerado feriado. Apesar de o comércio e outros serviços e empresas não funcionarem hoje, quando a igreja celebra o Dia de Corpus Christi, a data não é feriado, e sim, ponto facultativo.
O órgão observou que, “por não ser considerado feriado, os empregados que trabalharem nesse dia não têm direito a receber horas extras, de acordo com o sindicato”. O mesmo acontece na terça-feira de Carnaval, nos municípios que não decretam feriado municipal.
PONTO
Os serviços públicos estaduais e do município não terão atendimento hoje e amanhã (12), pois o governo e a Prefeitura decretaram ponto facultativo. O comércio funciona normalmente nesta sexta-feira, com facilidades e oportunidades para a compra dos presentes alusivos ao ‘Dia dos Namorados’. Em relação à administração municipal, apenas os serviços considerados essenciais continuam atuando, com destaque para a Santa Casa e o pronto-socorro.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.