JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Pais conferem medidas de segurança das escolas para volta às aulas presenciais

Educação

Retorno ocorrerá no próximo dia 22 para o ensino fundamental e infantil

Lucimara disse ao prefeito que está segura em enviar seu filho à escola

Lucimara disse ao prefeito que está segura em enviar seu filho à escola. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A rede municipal de ensino há dias tem se preparado para a volta às aulas presenciais, com a elaboração de protocolo de segurança contra a Covid-19 no ambiente escolar e formação dos profissionais das unidades. Ao notar que alguns pais estavam inseguros em enviar seus filhos para a escola, a secretaria municipal de Educação, elaborou um cronograma de reuniões e visitas nas unidades.

Dessa forma, ao visitar a escola da criança, os pais ou responsáveis puderam conferir as medidas de segurança implementadas e tirar dúvidas com a equipe escolar sobre a volta às aulas e o ensino híbrido, que contempla aulas presenciais e remotas, neste período de pandemia. Segundo analisou a supervisora de ensino, Mary Felício Bueno Franco, esse contato direto com a escola e com os professores tranquilizou os pais e fez com que eles se sentissem mais seguros para decidir se enviariam ou não seus filhos para a escola.


OPINIÕES

É o caso da Lucimara Batista dos Santos, mãe do aluno Derick dos Santos Geraldo, da Emef Casa da Amizade. Ela estava decidida a não enviar seu filho para a escola. “Porém, quando cheguei na escola e vi toda a organização, as medidas adotadas, percebi que meu filho estaria mais seguro dentro da escola do que em qualquer outro lugar”, afirmou.

Já a mãe Bruna Carla de Jesus Peraza, cujo filho está matriculado no 5º Ano B da Emef Profª. Joana Helena de Castilho Marques, conta que sentia muita dificuldade em ajudar o filho com as atividades remotas, mas estava indecisa se o enviaria ou não para a escola.

“Ao perceber toda a organização da escola, resolvi que meu filho vai frequentar as aulas presenciais porque estará num ambiente totalmente seguro, com poucos alunos na sala de aula; e a professora vai conseguir dar mais atenção para as crianças. Além disso, meu filho vai poder interagir com os amigos e professores, o que também é importante para o seu desenvolvimento”, comentou.


REUNIÕES

Cada unidade de educação infantil e ensino fundamental elaborou seu cronograma de reuniões com os pais, ocorridas nesta semana, com dias e horários escalonados, a fim de evitar aglomerações. Os pais e responsáveis conheceram os protocolos de segurança adotados e a medidas implementadas nas escolas para proteger alunos e profissionais no retorno às aulas presenciais.

Após esse momento, os pais assinaram um termo de opção em que autoriza ou não seu filho a frequentar as aulas presenciais na escola. Sendo assim, na próxima semana, a secretaria de Educação terá um levantamento da demanda de alunos para as aulas presenciais. Vale ressaltar que caso o responsável queira mudar sua opção mesmo após o início das aulas, deverá comunicar a escola com antecedência para que a mesma possa organizar o atendimento.


INÍCIO

A volta às aulas na rede municipal ocorrerá no próximo dia 22 para o ensino fundamental (1º ao 5º anos) e infantil (pré-escolas), com até 35% da capacidade em sala de aula. O ensino será de forma híbrida, com aulas presenciais e remotas, em esquema de rodízio semanal dos grupos de alunos. Em 1º de março, será a retomada das creches (berçário e maternal). Neste caso, não haverá rodízio, pois será feito o atendimento com até 35% da capacidade dos grupos, dando prioridade às crianças cujos pais mais precisam. (*) Com informações da Secom – PMP



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.