JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Pais de alunos são consultados sobre possível volta às aulas na rede municipal

Educação

Dos consultados até o momento, 75% são contrários ao retorno

Pais e responsáveis dos alunos da educação infantil responderam à consulta na semana passada

Pais e responsáveis dos alunos da educação infantil responderam à consulta na semana passada. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Sensível à preocupação dos pais, que estão temerosos com o possível retorno das aulas presenciais em outubro e que foi anunciado pelo Governo de São Paulo, a Prefeitura realiza uma consulta com os pais de alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Dessa forma, participam os responsáveis dos estudantes da educação infantil (creche e pré-escola) e ensino fundamental (1º ao 5º ano), em uma amostragem de aproximadamente 5 mil crianças da rede.

Nesta consulta, aplicada pela secretaria municipal de Educação, eles assinam uma lista onde informam se seu filho voltaria ou não às atividades presenciais nas escolas, diante da intenção do governo estadual de uma possível volta às aulas em outubro.

A consulta é realizada durante a entrega de kits de alimentos efetuada aos alunos da rede municipal e entidades conveniadas. Sendo assim, quando os pais ou responsáveis vão retirá-los nas unidades, eles aproveitam e opinam sobre o assunto, preenchendo a folha de pesquisa.

Os pais ou responsáveis dos alunos do ensino fundamental responderão à pesquisa entre hoje (11) e amanhã (12), quando será efetuada a entrega dos kits para essa faixa etária. Já os da educação infantil foram consultados na semana passada, nos dias 5 e 6, quando ocorreu a entrega para esses estudantes.


CONSENTIMENTO

Segundo ressaltou o prefeito Célio de Oliveira, nenhuma medida será tomada sem o consentimento dos pais ou responsáveis. “A rede municipal não vai voltar às aulas presenciais sem a concordância da maioria. Queremos ouvir aqueles que são responsáveis pelos seus filhos. Nossa decisão será democrática”, enfatizou.

Além da opinião dos pais, o prefeito informou ainda que também quer ouvir o que pensa os professores, educadores, gestores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, além dos profissionais da saúde. “Nossa prioridade é garantir a saúde de todos. Só voltaremos às aulas presenciais se houver segurança”, garantiu.

Célio comentou ainda que se o governo estadual deixar a escolha facultativa ao município, por ele, as aulas presenciais não voltam neste ano. “Em minha opinião, não deveria retornar, porém, enfatizo que nossa decisão será democrática, seguindo o anseio da maioria dos pais e parecer dos profissionais envolvidos”, disse.


AMOSTRAGEM

Até o momento, responderam à consulta 2.215 pais de alunos do ensino infantil. Nessa amostragem inicial, a maioria é contrária ao retorno das aulas presenciais. Dos consultados, 75,08% (1.663 pessoas) disseram que seu filho não retornará à escola e 24,92% (552 pessoas votantes) são favoráveis ao retorno ainda neste semestre.

Até o final dessa semana, a secretaria municipal de Educação terá o resultado completo dessa consulta, incluindo os pais dos alunos do Ensino Fundamental. Segundo explicou a secretária Neide Ferlin Assami, essa é apenas uma consulta inicial, para saber o que os pais pensam sobre essa possível volta às aulas anunciada pelo Governo de São Paulo.

“Ainda não significa que a rede municipal vai voltar ou não às aulas presenciais. Caso isso aconteça, já estamos finalizando o Protocolo de volta às aulas, que inclui diversas medidas de prevenção a serem tomadas nas escolas, e certamente, os pais serão novamente consultados a esse respeito”, concluiu. (*) Com informações da Secom – PMP



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.