Para celebrar 97 anos, Glicério fará grande festa nos dias 28, 29, 30 e 31
Região
Evento terá Régis Danese, Matogrosso & Mathias e João Bosco & Vinícius
Ivan Ambrósio 06/12/2022Para celebrar os 97 anos de fundação, a Prefeitura de Glicério divulgou a grade de shows que acontecerão este mês gratuitamente. A promoção é da Prefeitura, que optou por dividir o local da realização da festa entre o município e o Distrito de Juritis.
Haverá ainda um grande show da virada, com atração especial para marcar a passagem de 2022 para 2023. Em sua página nas redes sociais, o prefeito Ildo de Souza (PSDB) anunciou os artistas que abrilhantarão o evento. A festa começará no dia 28 em Glicério, com o show golpes do cantor Régis Danese.
Na noite seguinte – 29 – em Juritis, quem subirá ao palco será a dupla Matogrosso & Mathias. No dia 30, em Glicério, João Bosco & Vinícius animarão o público na data de aniversário do município e, para fechar com chave de ouro, na véspera do Ano Novo, o show será feito pela Banda Zeus.
“Convido a todos para prestigiar essa grande festa, preparada com muito carinho e sendo um presente, em especial, para nossa população, que muito nos ajuda a cada vez melhorarmos nossa cidade”, destacou o prefeito. O município, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui 4.842 habitantes.
HISTÓRIA
Em meados do século 19, a família Castilho estabeleceu-se nas terras que hoje formam o município. Habitavam as redondezas na época os índios Coroados que, após certo tempo, invadiram as propriedades dos desbravadores, expulsando-os dali.
Em 1906, decorridos 30 anos, aproximadamente, da expulsão dos primeiros povoadores, o general Francisco Glicério aproximou-se da região, trazendo os trilhos da estrada de ferro Noroeste do Brasil - hoje rede ferroviária federal - e dando condições para a família Castilho voltar a habitar definitivamente suas terras.
Por volta de 1913, foi fundado o então povoado de Castilho, contando com várias habitações rústicas e grande número de trabalhadores que se estabeleceram no local, atraídos pela fertilidade do solo. Diante de seu progresso, o povoado foi nomeado a Distrito de Paz, em 1920, com o nome de general Francisco Glicério, em homenagem ao desbravador. Cinco anos depois, foi elevado à categoria de município, instalado em 1926, simplificando para Glicério.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.