BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Para celebrar os 141 anos de fundação, Corpo de Bombeiros fará campanha de prevenção à incêndios

Polícia

Devido à pandemia, ações serão feitas nas redes sociais, com publicações de mensagens

Em 2020, corporação atendeu 55.954 emergências de incêndio em todo o Estado

Em 2020, corporação atendeu 55.954 emergências de incêndio em todo o Estado. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

“Nossa vida é lutar pelo povo. No incêndio e no salvamento. Se o destino está sempre em jogo, só Deus nos dá seu alento”. Os versos da canção dos Bombeiros, de autoria do soldado Luiz Alberto Rocha, são os que melhor definem a trajetória dessa instituição, que salva vidas e comemora, nesta terça-feira (10) o aniversário de 141 anos. Para celebrar a data, a corporação promoverá uma campanha de prevenção à incêndios em residências.

Por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, as ações acontecerão pelas redes sociais, com a publicação de informativos e mensagens. Segundo nota distribuída, os bombeiros atenderam, em todos os municípios paulistas o ano passado, 55.954 emergências desta modalidade, sendo que 4.639 foram em residências, resultando em 831 vítimas e 90 mortes. “Os incêndios residenciais são comuns e a maioria estão intrinsecamente ligados a fatores de mal hábitos, imprudência, negligência e até mesmo imperícia. Um descuido pode resultar na destruição de vidas, bem como de patrimônio”, destacou.


HISTÓRIA

A criação do Corpo de Bombeiros está relacionada ao incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, na Capital, em fevereiro de 1880. O episódio causou consternação e levou a um discurso indignado do então deputado Ferreira Braga, que destacou a necessidade de uma cidade “tão rica quanto populosa” como São Paulo ter um corpo de bombeiros.

Então, em 10 de março daquele ano, a Assembleia Legislativa provincial estabeleceu a lei nº 6, que autorizava o governo a organizar uma seção de bombeiros com 20 integrantes e a adquirir os equipamentos necessários ao cumprimento da missão. Ao longo desses 140 anos, a corporação cresceu e se tornou uma das referências em resgates, salvamentos e combate a incêndios, além de ser a responsável por coordenar o sistema de emergências.

Hoje, o órgão é ligado a Polícia Militar e desempenha uma série de ações e atividades que vão muito além do combate a incêndios, urbanos e florestais, sendo responsável também por salvamentos em diversas áreas, além de inspeção preventiva de edifícios e o atendimento a vítimas através de sua equipe de resgate, ação que corresponde a maioria de suas atuações operacionais.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.