AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Paróquia celebra a padroeira Santa Clara de Assis

Religião

Data foi preparada com o Tríduo celebrado todas as noites; missa e procissão serão às 19h30

Igreja Matriz de Santa Clara fica no Jardim Del Rey; celebração será às 19h30

Igreja Matriz de Santa Clara fica no Jardim Del Rey; celebração será às 19h30. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Hoje (11), a Igreja Católica celebra o dia de Santa Clara de Assis que, em Penápolis, cidade muito ligada ao franciscanismo, tem igreja que é matriz paroquial, localizada no bairro Jardim Del Rey. A paróquia diocesana tem como responsável o padre Mauro André, que é penapolense.

Para celebrar a padroeira, houve Tríduo preparatório com Missas todas as noites; a cada dia uma bênção especial para os fiéis devotos paroquianos. Nesta quinta-feira, a programação contempla 6h30 a Oração das Laudes. Das 7h às 15h, haverá Exposição do Santíssimo, sendo finalizada com a Benção. A Santa Missa Solene e Procissão ocorrem às 19h30.


HISTÓRICO

Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193 e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.

Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso, foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados, como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.

Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente ao longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina.

Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito.

Segundo seus relatos, a celebração da Missa aparecia para ela como que projetada na parede de seu quarto. Santa Clara conseguiu assistir toda a celebração sem sair de sua cama. O fato foi confirmado quando a santa detalhou em uma missa as palavras do sermão do celebrante.

Em 1958, foi proclamada oficialmente “Patrona da Televisão” por Papa Pio XII. Santa Clara faleceu no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. Foi canonizada no ano de 1255 pelo Papa Alexandre lV.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.