AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Paróquia de Santa Rita de Cássia comemora dia da padroeira com transmissão pela internet

Religião

Haverá bênção para causas impossíveis, reza do Terço, carreata e Missa Festiva

Igreja matriz de Santa Rita de Cássia, em Penápolis; ela estará aberta, das 9h30 às 17h, para breve oração individual

Igreja matriz de Santa Rita de Cássia, em Penápolis; ela estará aberta, das 9h30 às 17h, para breve oração individual. Foto: Arquivo/JI

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Penápolis, comemora nesta sexta-feira (22) o dia da sua padroeira. Santa Rita é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”. As celebrações serão transmitidas ao vivo pelo Facebook da Paróquia. As missas presenciais continuam suspensas como medida preventiva de controle a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). A paróquia é localizada à Rua Armando Elio Franceschini, na divida entre os bairros Pevi e Marco Guerreiro. A igreja estará aberta das 9h30 às 17h, para breve oração individual.

O dia será marcado com quatro eventos distintos. Às 9h ocorre a bênção de Santa Rita para as causas impossíveis; às 12h reza do Santo Terço pedindo a intercessão de Santa Rita; 18h tem carreata com a imagem de Santa Rita percorrendo e abençoando os bairros da Paróquia. Os festejos terminam com a Missa Solene da padroeira com bênção das rosas às 19h30. Essas rosas, obtidas em grande parte em doação dos paroquianos e devotos da santa, serão entregues domingo (24), pela manhã, após a missa.

De acordo com informações do pároco, padre Rodrigo Morialli, após a transmissão da missa dominical pelo facebook, às 10h, será dada uma bênção com a relíquia da Santa das Causas Impossíveis na frente da matriz de Santa Rita. Nesse momento haverá a distribuição das rosas abençoadas durante a missa da padroeira. A missa no domingo é às 9h, sem presença dos fiéis, e a bênção com as relíquias e distribuição das rosas acontece às 10h, na frente da igreja.

Para participar, a paróquia orienta que as pessoas deveram estar dentro dos automóveis ou de motocicletas, sendo obrigatório o uso de máscara facial. Não será permitido sair do carro ou descer da moto. Será um momento de bênção, por isso não devem parar para conversar ou cumprimentos; ao receber a bênção e a rosa sigam caminho.

Em preparação a festa da padroeira, padre Rodrigo celebrou a novena de Santa Rita, de 13 a 21, com missas todos os dias às 19h30, sendo concedidas bênçãos específicas a cada celebração, com transmissão pelo facebook da paróquia.  Outro costume do pároco, para manter o espírito de unidade e levar esperança aos paroquianos, mesmo diante do distanciamento social, todas as tardes, às 15h, ele reza o Terço da Misericórdia, também com transmissão ao vivo.


SANTA DOS IMPOSSÍVEIS

Nascida Margherita Lotti (Roccaporena, 1381 — Cássia, 22 de maio de 1457), foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica. Foi uma pessoa de muita fé e que salvou da peste o cunhado apenas pela oração. Seu grande desejo era consagrar-se à vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.

Tiveram dois filhos, e ela buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam. Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo a eles. E passou por um grande sofrimento ao ter o marido assassinado e ao descobrir depois que os dois filhos pensavam em vingar a morte do pai.

Com um amor heroico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem esse grave pecado. Pouco tempo mais tarde, os dois rapazes morreram depois de preparar-se para o encontro com Deus.

Sem o marido e filhos, Santa Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade e tentou ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia, fato que foi recusado no início. No entanto, ela não desistiu e manteve-se em oração, pedindo a intercessão de seus três santos patronos – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino – e milagrosamente foi aceita no convento. Isso aconteceu por volta de 1441.

Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor. Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa exemplar. Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso teve que viver resguardada.

Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez padecer por 4 anos. Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida, pois é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.