Paróquia Santa Clara de Assis celebra o Dia da Padroeira
Religião
Carreata no território paroquial e Missa Solene marcam o Dia de Santa Clara em Penápolis
Gilson Ramos 11/08/2020Paroquianos da Paróquia Santa Clara de Assis, de Penápolis, celebram hoje (11), o Dia da Padroeira. A Santa Missa Solene acontece às 19h30 na Matriz da Paróquia, localizada no bairro Jardim Del Rey. Antes da celebração, a comunidade está convidada a participar de uma carreata às 18h saindo da igreja e percorrendo as principais ruas de todo o território paroquial.
Por conta das restrições devido ao novo coronavírus, há regras e limitações para a participação presencial. Os paroquianos e fiéis devotos de Santa Clara podem participar presencialmente, fazendo o agendamento através da secretaria paroquial pelo telefone (18) 3653-3265 no horário de atendimento das 14h às 18h.
A participação de pessoas do grupo de risco está terminantemente proibida. Por isso, pessoas acima dos 65 anos de idade, pais com filhos menores de 12 anos, enfermos diabéticos e hipertensos; gestantes, mães de pós-parto e pessoas com sintomas de gripe ou resfriado podem acompanhar as transmissões de cada missa pelo Facebook através da página: Paróquia Santa Clara de Assis - Penápolis/SP.
Após a Missa Solene haverá um musical clariano que será exibido através da página da Paróquia Santa Clara de Assis no Facebook.
A programação oficial para este ano de 2020 teve início no final de semana com um tríduo celebrativo nos dias 08, 09 e 10. As missas aconteceram nestes três dias de forma presencial e online no horário das 19h30 na Matriz de Santa Clara.
A parte religiosa contou ainda conta com um Santo Terço em honra a Santa Clara no dia 10, de forma presencial e online.
A Paróquia Santa Clara de Assis é dirigida pelo padre Mauro André.
SANTA CLARA
“Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!” Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a ‘dama pobre’.
Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.
Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.
Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente. Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina.
Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a “Patrona da Televisão”.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.