BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Paroquianos do Santuário celebram Missa de Ação de Graças e despedida aos freis

Cidade

Celebração foi presidida pelos freis que se despedem da Paróquia, juntamente com diáconos permanentes

Celebração foi presidida pelos freis que se despedem da Paróquia, juntamente com diáconos permanentes. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Contando com a presença de um grande número de fiéis católicos, o Santuário de São Francisco de Assis foi o templo para a Missa de Ação de Graças e despedidas dos freis que foram transferidos para outras fraternidades. A celebração foi neste domingo, dia 5.

A comunidade paroquial não somente do Santuário, mas os penapolenses se reuniram para celebrar em ação de graças pela vida sacerdotal dos freis Adalto Antônio, Anderson Oliveira e Sérgio Aguiar. O momento foi para agradecer a presença destes queridos sacerdotes franciscanos, sendo frei Adalto pároco por 9 anos, frei Serginho ficou quase 6, mas já passou anteriormente por esta Paróquia, e aos 5 anos de frei Anderson.

Além de celebrar o dom de suas vidas, o seu sim ao chamado de Jesus, o agradecimento foi ainda pelo fato de que eles cativaram a todos os paroquianos. Ganharam novos amigos e irmãos.  Freis Adalto e Anderson foram agraciados com o título de Cidadão Penapolense outorgado pela Câmara de Vereadores.

Com saudades, a Celebração Eucarística marcou o envio missionário dos freis a outras cidades, outras fraternidades.

No final da marcante celebração, houve o momento para homenagens das comunidades, movimentos, pastorais e funcionários.

Gratidão foi a palavra e sentimento que brotou dos corações dos paroquianos nesta Celebração de Ação de Graças. Frei Adalto, por sua sabedoria e inspiração ao pregar o Evangelho, e pela condução da Paróquia. Sua gestão foi austera, transparente e de credibilidade. Deu uma nova vida ao Santuário com as importantes obras de reformas. Sua liderança deixou nosso patrimônio religioso-histórico-cultural mais bonito.

Frei Anderson ficou marcado por sua alegria contagiante. Um sacerdote, sim, mas acima de tudo um ser humano incrível. Assim como São Francisco, abraçou e caminhou com todos, de todas as idades, levando a alegria que vem do coração de Deus. Seu carisma deixou a Paróquia mais jovem e mais acolhedora. Ficou conhecido como o “Frei da Alegria”.

Frei Serginho, que já está em Piracicaba e não participou da celebração, será lembrado pelo seu jeito simples e humilde de viver. Calmo, sereno e tranquilo também cativou a todos. Cantou e encantou o Santuário com a criação do seu coral. O seu dom ensinou a apreciar e meditar nos cantos litúrgicos. Foi esse coral que animou a celebração de Ação de Graças deste domingo.

Após as homenagens, freis Adalto e Anderson agradeceram a acolhida não somente dos paroquianos do Santuário, mas de toda a cidade, e da Diocese de Lins. Disseram que faz parte da vida dos franciscanos a vida em missão, de ficar por pouco tempo nas fraternidades. No caso de frei Adalto, por exemplo, era para uma passagem de início de apenas 3 meses, mas ficou por 9 anos.

Disseram que nada foi feito sem o apoio da comunidade. E pediram para que não abandonem a vida de Igreja, apoiando aos novos freis que chegam para dar continuidade ao trabalho pastoral e de evangelização, e um novo vigor à vida paroquial.

Como gesto de gratidão, os fiéis rezaram pelos freis, antes da última bênção final.


TRANSFERÊNCIA

Após o Capítulo Provincial, que aconteceu em outubro, no Seminário Santo Antônio, em São Pedro - SP, o conselho dos capuchinhos de São Paulo fez inúmeras reuniões e conversas com os frades, em vista das transferências que fazem parte da vida franciscana, sempre em busca do "não lugar".

Frei Adalto está indo para Piracicaba, na Fraternidade Convento Sagrado Coração de Jesus. Será Guardião, ecônomo e Pároco. Com ele entre outros frades, também frei Serginho, atuando no Atendimento Pastoral. A transferência vale ainda para a Cherry, grande xodó do religioso e que também foi a alegria da casa paroquial.

Frei Anderson vai residir em Dracena (Fraternidade Nossa Senhora Aparecida). Juntamente com seus irmãos será Ecônomo e Vigário Paroquial.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.