Paróquias abrem celebrações da Semana Santa com a tradição do Domingo de Ramos
Religião
Festa cristã celebra o episódio bíblico que narra a chegada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, sendo saudado por ramos de palmeiras
Da Redação 09/04/2022Após dois anos seguidos sem a presença dos fiéis católicos devido às restrições da pandemia da Covid-19, a Semana Santa terá novamente os cristãos reunidos em torno do memorável acontecimento na vida de Jesus Cristo. Em Penápolis, as seis paróquias terão atividades a partir deste domingo (10), chamado de Domingo de Ramos.
Este dia trata-se de uma festa cristã que celebra o episódio bíblico que narra a chegada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, sendo saudado por ramos de palmeiras pelos seus seguidores.
Na Paróquia Santuário São Francisco de Assis haverá Missas nas Comunidades nos horários de costume. Para a segunda-feira (11) está programado o Mutirão de Confissões, das 19h30 às 21h30 no Santuário.
A Paróquia Santa Teresinha terá às 7h30 a bênção dos ramos na EE Joana Helena e procissão até a Matriz, seguida de Santa Missa. À noite, às 19h, Missa na Matriz.
Os paroquianos da Sagrada Família (no Jardim Eldorado) programaram Missa e bênção dos ramos nas comunidades Sagrado Coração de Jesus e São Lucas nas celebrações deste sábado (09) às 18h. No domingo (10), haverá Missa e bênção dos ramos às 7h30 na Comunidade São Benedito, e às 9h na Matriz Sagrada Família.
A programação na Paróquia São José Operário tem neste domingo (10) procissão às 8h30 com saída da Comunidade São Peregrino em direção a Matriz para missa; às 18h outra missa na Matriz, que fica no bairro Cidade Jardim.
Para a Paróquia Santa Clara de Assis, com Matriz no bairro Jardim Del Rey, o Domingo de Ramos (10) terá às 7h30 procissão saindo do terreno da futura igreja de São Frei Galvão (Rua Elpidio Nory), seguindo para a Matriz onde haverá a Santa Missa. Às 18h também será presidida Santa Missa e bênção dos ramos na Igreja Nossa Senhora das Graças, na Vila Martins.
E na Paróquia Santa Rita de Cássia, a bênção dos ramos e procissão tem início às 8h em frente a Capela Nossa Senhora dos Anjos, seguindo em direção a Matriz (que fica na divida entre os bairros Jardim Pevi e Marco Guerreiro) para a Missa.
A programação completa para os demais dias já foi distribuída aos paroquianos de cada Paróquia para participação em cada dia da semana.
SAGRADO
A Semana Santa é um período sagrado para os cristãos, que envolve os últimos momentos de Jesus antes de ser crucificado e a sua ressurreição, que acontece no domingo de páscoa. Em 2022 a Semana Santa começa no dia 10 de abril (Domingo de Ramos) e termina em 17 de abril (Domingo de Páscoa). Na sexta-feira santa, dia 15 de abril, é feriado nacional.
Essas datas são móveis. Para calcular o dia da Páscoa deve-se somar 46 dias à quarta-feira de cinzas (dia seguinte ao Carnaval), pois é nessa quarta-feira que tem início a Quaresma, tempo que antecede a Páscoa, e que dura até a quinta-feira da semana santa.
PROPÓSITO
A Semana Santa existe com o propósito de celebrar a Paixão de Cristo. O registro da primeira celebração desse período sagrado é datado em 1682. Na época, o Concílio de Niceia determinou que o catolicismo seria a religião oficial do Império Romano. De acordo com o Concílio de Niceia, a Semana Santa é composta por 8 dias sagrados.
A Semana Santa representa três momentos: Paixão (martírio), Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
SEMANA SANTA 2022
10 de abril (Domingo de Ramos)
11 de abril (Segunda-feira Santa)
12 de abril (Terça-feira Santa)
13 de abril (Quarta-feira Santa)
14 de abril (Quinta-feira Santa)
15 de abril (Sexta-feira Santa)
16 de abril (Sábado de Aleluia)
17 de abril (Domingo de Páscoa)
SEGUNDA-FEIRA SANTA
Marca o acontecimento de alguns episódios bíblicos importantes para o cristianismo, como a parábola de Jesus limpando o Templo e Jesus amaldiçoando a figueira. Não é feriado.
TERÇA-FEIRA SANTA
Também conhecida como Grande e Sagrada Terça-feira. Não é feriado, sendo festejado apenas nas igrejas cristãs como outro momento que antecede a morte e ressurreição de Cristo.
QUARTA-FEIRA SANTA
De acordo com as narrativas bíblicas, teria sido neste dia que Judas Iscariotes se ofereceu para entregar Jesus aos que planejavam matá-lo, em troca de dinheiro. Não é feriado.
QUINTA-FEIRA SANTA
É quando se celebra a cerimônia do Lava-pés e a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, de acordo com os relatos bíblicos. Não é feriado, mas em muitas escolas não há aulas.
SEXTA-FEIRA SANTA
Também conhecida como “Sexta-feira da Paixão”, esta data é feriado em quase todos os municípios brasileiros. Neste dia, os cristãos lembram a paixão e morte de Jesus Cristo.
SABADO DE ALELUIA
Nesta data, chamada Sábado Santo, a Igreja Católica faz a vigília pascal, onde é lembrada a “descida de Jesus à mansão dos mortos”. Não é feriado.
DOMINGO DE PÁSCOA
O Domingo de Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, de acordo com o catolicismo.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.