Paróquias celebram Semana Santa com transmissão pela internet
Cidade
A alternativa encontrada para não perder a unidade, é a transmissão das várias atividades religiosas através das redes sociais
Gilson Ramos 09/04/2020A Igreja, em todo mundo, precisou se adequar às restrições impostas pelo decreto de quarentena, devido ao novo coronavírus (Covid-19). Em Penápolis não é diferente, sendo que as missas e cultos evangélicos ou qualquer outra atividade presencial, com público, de qualquer religião, estão proibidos.
A alternativa encontrada para não perder a unidade, é a transmissão das várias atividades religiosas através das redes sociais, como bem tem utilizado as Paróquias Sagrada Família, Santa Rita de Cássia e Santa Terezinha e Santa Clara de Assis. Tem sido assim desde a proibição e fechamento dos templos, e será novamente nesta semana especial para os católicos, em particular, que celebram a Semana Santa, a Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia e o Domingo da Ressurreição (Páscoa).
Além de pedir para os católicos acompanharem eventos pela televisão e redes sociais, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugeriu, no Domingo de Ramos, colocar ramos nas portas e janelas, como simbolismo, o que aconteceu em Penápolis. Para cada dia das celebrações desta semana, também é solicitado um símbolo, para mostrar a unidade dos cristãos.
Na Quinta-Feira Santa, a Celebração da Ceia do Senhor e da instituição da Eucaristia, celebrada após o pôr do sol, não terá o Lava-Pés, assim como também não acontece neste ano a procissão do translado do Santíssimo Sacramento.
Na Sexta-Feira Santa não haverá via sacra e a procissão do Senhor Morto. A celebração da Paixão do Senhor deve ser mantida nas paróquias e no momento da Oração Universal será feito um acréscimo com uma oração especial pelos doentes.
A Vigília Pascal será celebrada em cada paróquia na noite do Sábado Santo. No Domingo de Páscoa são mantidas as celebrações, incentivando a transmissão online quando houver possibilidade.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.