JOVEM PAN PENÁPOLIS

Paróquias celebram Semana Santa com transmissão pela internet

Cidade

A alternativa encontrada para não perder a unidade, é a transmissão das várias atividades religiosas através das redes sociais

Padre Mauro André, pároco da paróquia Santa Clara de Assis, durante transmissão de Missa pela internet

Padre Mauro André, pároco da paróquia Santa Clara de Assis, durante transmissão de Missa pela internet. Foto: Reprodução

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Igreja, em todo mundo, precisou se adequar às restrições impostas pelo decreto de quarentena, devido ao novo coronavírus (Covid-19). Em Penápolis não é diferente, sendo que as missas e cultos evangélicos ou qualquer outra atividade presencial, com público, de qualquer religião, estão proibidos.

A alternativa encontrada para não perder a unidade, é a transmissão das várias atividades religiosas através das redes sociais, como bem tem utilizado as Paróquias Sagrada Família, Santa Rita de Cássia e Santa Terezinha e Santa Clara de Assis. Tem sido assim desde a proibição e fechamento dos templos, e será novamente nesta semana especial para os católicos, em particular, que celebram a Semana Santa, a Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia e o Domingo da Ressurreição (Páscoa).

Além de pedir para os católicos acompanharem eventos pela televisão e redes sociais, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugeriu, no Domingo de Ramos, colocar ramos nas portas e janelas, como simbolismo, o que aconteceu em Penápolis. Para cada dia das celebrações desta semana, também é solicitado um símbolo, para mostrar a unidade dos cristãos.

Na Quinta-Feira Santa, a Celebração da Ceia do Senhor e da instituição da Eucaristia, celebrada após o pôr do sol, não terá o Lava-Pés, assim como também não acontece neste ano a procissão do translado do Santíssimo Sacramento.

Na Sexta-Feira Santa não haverá via sacra e a procissão do Senhor Morto. A celebração da Paixão do Senhor deve ser mantida nas paróquias e no momento da Oração Universal será feito um acréscimo com uma oração especial pelos doentes.

A Vigília Pascal será celebrada em cada paróquia na noite do Sábado Santo. No Domingo de Páscoa são mantidas as celebrações, incentivando a transmissão online quando houver possibilidade.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.