Pela 1ª vez em 2022, cidade ‘zera’ ocorrências de roubos em setembro
Polícia
Furtos, por sua vez, aumentaram 60,7%, passando de 56 para 90 casos
Ivan Ambrósio 27/10/2022Pela primeira vez em 2022, Penápolis “zerou” os casos de roubos registrados mensalmente, conforme divulgado pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Em setembro, o município não teve nenhum caso, ante três em agosto.
Outro dado que permaneceu sem ocorrências é o roubo de veículos que, desde janeiro, não teve nenhum crime neste sentido. Os furtos, por sua vez, subiram 60,7%, passando de 56 ocorrências em agosto para 70 o mês passado. O furto de veículos caiu de três para dois.
Até o momento, Penápolis já registrou seis homicídios dolosos; nove homicídios culposos por acidente de trânsito; um homicídio culposo (outros); quatro tentativas de homicídios; 185 lesões corporais dolosas; 226 lesões corporais culposas por acidente de trânsito; uma lesão corporal (outro); 19 estupros; 28 roubos; 577 furtos e 18 furtos de veículos.
REGIÃO
A região registrou queda nos registros de roubos em geral, atingindo o menor patamar da série histórica, iniciada em 2001. No mês passado, a queda foi de 34,1%, passando de 44 para 29, enquanto de janeiro a setembro, a redução foi de 26,4%, passando de 557 para 410 casos.
A análise usa como referência setembro e os nove primeiros meses de 2019, primeiro ano pré-pandemia. A justificativa é que, nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus e que impactou diretamente na dinâmica criminal.
A SSP também destaca a redução dos estupros na região, com 22 casos registrados em setembro, contra 26 no mesmo mês em 2019. Já os furtos de veículos caíram 2,9%, de 34 para 33, enquanto os roubos de veículos reduziram 44,2% no acumulado do ano, passando de 43 para 24. Já no mês passado, o indicador permaneceu o mesmo, com três ocorrências.
Nos nove primeiros meses do ano, os roubos de carga diminuíram de sete para dois casos, sendo que, em setembro houve um caso contra nenhum no mês de comparação.
Houve aumento no número de homicídios dolosos na região, que são os intencionais, passando para quatro ocorrências no mês, contra três no mesmo período de 2019.
Os furtos em geral também cresceram, passando de 555 em 2019 para 706 casos no mês passado, um aumento de 27,2%.
PRODUTIVIDADE
O trabalho realizado pelas três polícias – Militar, Civil e Científica – também foi destaque no balanço. Em setembro, 39 prisões foram efetuadas na cidade. O total de inquéritos instaurados foi de 76. Vinte flagrantes foram lavrados.
Houve ainda nove ocorrências de tráfico de entorpecentes e três armas recolhidas. Presas por mandado foram 19 e 25 em flagrante. Um caso de porte ilegal de arma aconteceu no período, um adolescente apreendidos em flagrante e dois veículos recuperados.
Já na região, as polícias realizaram 347 prisões de adultos e apreensões de adolescentes infratores e apreenderam dez armas de fogo ilegais. No período, foram registrados 82 flagrantes por tráfico, com a apreensão de 547 quilos de drogas, além de serem recuperados 32 veículos.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.