FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Pelo 2º mês consecutivo, Penápolis fecha setembro com saldo positivos de empregos

Economia

No período, município teve 379 contratações e 339 demissões, obtendo 40 novos postos de trabalho

No acumulado, Penápolis teve 3.977 contratações e 3.750 demissões, com saldo positivo de 227

No acumulado, Penápolis teve 3.977 contratações e 3.750 demissões, com saldo positivo de 227. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Pelo segundo mês consecutivo, Penápolis fechou setembro com saldo positivo na geração de empregos. Em agosto, o município obteve bom resultado. Os dados foram disponibilizados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Conforme os números, o município teve 379 contratações e 339 demissões no período, tendo um saldo positivo de 40. Com o resultado, Penápolis acumula no último quadrimestre 193 novas oportunidades que foram abertas, sinalizando recuperação da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.

O economista, pesquisador e professor da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba), Marco Aurélio Barbosa de Souza, analisou que, em um contexto em que a economia brasileira dá sinais de recuperação, o município segue apresentando resultados positivos no mercado de trabalho.


SETORES

Outro aspecto dito por ele foi o resultado por setores produtivos. Os destaques ficaram para o comércio, que gerou 55 novos empregos e a construção, com nove. Os demais fecharam setembro negativamente, sendo a agropecuária (-4); indústria (-8) e serviços (-12).

Mesmo assim, no acumulado do ano, Penápolis ainda apresenta bons índices. De janeiro a setembro, foram 3.977 contratações e 3.750 demissões, resultando num saldo positivo de 227. “É um resultado importante e diferenciado em comparação aos dados nacionais, tendo em vista que, no acumulado do ano, o país continua apresentando saldo negativo de mais de 200 mil”, explicou.

Para Souza, Penápolis, dessa forma, está na contramão do resultado brasileiro. “As perspectivas para os próximos meses e para o fechamento do ano são boas em decorrência da gradativa retomada do crescimento da economia, que poderá somar ao impulso local na geração de empregos, adentrando em um ciclo mais sustentado de crescimento”, finalizou.


REGIÃO

Além de Penápolis, as outras três maiores cidades da região apresentaram resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada. O grande destaque ficou para Birigui, que liderou o ranking regional de desempenho na empregabilidade e também no acumulado do último quadrimestre, tendo apresentado saldo de 741 admissões em setembro, crescimento de 35,71% em relação ao resultado do mês anterior.

O município acumulou saldo positivo de 1.668 empregos formais. Em segundo lugar, está Araçatuba, com saldo positivo de 162 novas oportunidades, tendo acumulado nos últimos quatro meses saldo de 1.335. Na sequência aparece Andradina, com saldo de 81 novos postos de trabalho criados em setembro e 219 no acumulado no quadrimestre.

Com relação à desagregação, ou seja, o detalhamento dos dados por setores produtivos e por cidades, o principal destaque também foi Birigui, que apresentou saldo positivo em todos os setores (agropecuária, comércio, construção, indústria e serviços), sendo que o maior gerador foi a indústria que, sozinha, apresentou 624 postos de trabalho.

Araçatuba teve como destaque o setor do comércio, serviços e indústria, com saldos positivos no mês de setembro de 92, 69 e 42 respectivamente. Em Andradina, dois setores se destacaram: a construção, com 33 novos empregos e o comércio, com 26 postos de trabalho.

Outras duas características interessantes observadas foi que o saldo por grau de instrução que, para todas as cidades, foi liderado pelo ensino médio completo e a empregabilidade por faixa etária, cujo destaque foi o intervalo de 18 a 24 anos.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.