JOVEM PAN PENÁPOLIS

Penapolense Sabino Albertão Filho é vítima da Covid-19 no Mato Grosso

Geral

Ele foi incentivador do esporte, tendo feito história na equipe profissional de vôlei

Professor Sabino Albertão Filho faleceu aos 78 anos, vitimado pela Covid-19

Professor Sabino Albertão Filho faleceu aos 78 anos, vitimado pela Covid-19. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Filho ilustre de Penápolis, pessoa que cresceu e conviveu com diversos penapolenses, incentivador do esporte e tendo feito história na equipe profissional de vôlei nos áureos idos também do destaque da cidade no basquetebol, o professor Sabino Albertão Filho faleceu na terça-feira (22).

Ele, que tinha 78 anos, é mais uma vítima em decorrência das complicações da Covid-19, o novo coronavírus. O professor residia com a família em Sinop, no Estado do Mato Grosso, e estava internado em uma UTI desde 3 de junho. Toda a família de Sabino foi acometida pela doença, a esposa ficou internada e os demais em isolamento.

A filha do professor morreu no sábado (19), também vítima da doença. Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá, Sabino atuou por mais de 35 anos.

Ele também foi Secretário de Estado de Esporte e Lazer do período de 1997 a 2002. Na sua gestão, foi implementado o Funded, criou a 1° lei de incentivo ao esporte do estado, através do Prodei. Era um dos principais nomes da Educação Física no Estado de Mato Grosso e no Brasil. A notícia da morte do querido professor pegou de surpresa e deixou de luto a todos os amigos de Penápolis.

Wilson Borges Leal, o Espingarda, técnico da equipe de Basquete dos anos dourados do esporte na cidade, comentou da grande perda do amigo. Aliás, foi através do professor Sabino que Espingarda, que é natural de Lins veio para Penápolis, e também deixou o seu legado esportivo.

Sabino foi aluno de Espingarda no Salesiano em Lins em 1959. O professor participou ativamente do movimento para a instalação dos Jogos Regionais, construção do Ginásio de Esportes em Penápolis teve muita influência. “Fui convidado para a montagem das escolinhas de vôlei e de basquete. Meu padrinho para mudar para Penápolis foi o Sabino e aceitei o desafio e fizemos história juntos no esporte penapolense”, recordou.

“O professor Sabino era uma pessoa maravilhosa e um grande profissional. Era como um irmão para mim. Vai deixar saudades”, lamentou. O amigo Jânio José Raymundo, que participou das escolas esportivas montadas pelo professor Sabino, lembrou que era um visionário quanto à relação do esporte na escola e da busca de talentos esportivos.


MANIFESTAÇÕES

Sabino atuou no IFMT e na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). O docente era aposentado da FEF (Faculdade de Educação Física) e um dos pilares do desenvolvimento do esporte mato-grossense. O docente ingressou na UFMT em 1973. Além do ensino, o professor Sabino Albertão Filho, também foi chefe de departamento e integrou o conselho de ensino e pesquisa, aposentando-se em 1995.

Em nota de pesar, a direção da Faculdade de Educação Física da UFMT, além de manifestar os sentimentos aos amigos e familiares, ressaltou que o professor Sabino foi um dos alicerces da Faculdade “nos anos 70-80, ministrando a disciplina de Voleibol, sendo inclusive, presidente da Federação Matogrossense de Voleibol”.

“Foram mais de 35 anos dedicados à docência no IFMT - Campus Cuiabá - onde dedicou grande parte de sua vida na defesa de uma formação cidadã e mais humanizada dos nossos alunos. O Professor Sabino vai deixar uma imensa saudade aos inúmeros amigos, colegas de trabalho e familiares que sentirão muito a sua falta”, postou o amigo professor Ivo da Silva.

Sabino deixa esposa, a professora Cinira Melhorança Albertão, responsável por pelo menos três gerações de “basqueteiras” de Cuiabá, filhos e netos. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte. O sepultamento ocorreu ainda ontem no Cemitério Municipal de Sinop (MT).



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.