JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Penapolenses são citados na “Galeria da Desonra Nacional” do Fantástico com alguns extremistas dos ataques em Brasília

Política

Fantástico mostra protagonistas entre os terroristas responsáveis pelas cenas que chocaram o país

Fábio de Oliveira e Erlon Ferrite estão entre os participantes dos atos de vandalismo em Brasília

Fábio de Oliveira e Erlon Ferrite estão entre os participantes dos atos de vandalismo em Brasília. Foto: Reprodução/Globo

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Dois penapolenses que estiveram em Brasília nos ataques antidemocráticos, com atos de vandalismo e depredação em Brasíia (DF) das sedes dos Três Poderes no domingo passado, dia 8 de janeiro, foram citados em reportagem do programa Fantástico da Rede Globo, levado ao ar na noite deste domingo (15).

Conforme a matéria, são considerados terroristas, termo adotado pela emissora para tratar dos ataques, o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira e o chefe do Serviço de Ambulância da Prefeitura de Penápolis, Erlon Paliota Ferrite.

Apesar de serem relacionados como líderes golpistas, em gravações de vídeo de autoria atribuída a Ferrite, ambos não foram presos pela polícia de Brasília, porém estão desaparecidos desde o dia do terror na Capital Federal.

Ferrite, cargo de confiança do prefeito Caíque Rossi (PSD), esteve ausente do serviço a semana toda. Informações preliminares dão conta de que ele não está em férias e nem em gozo de algum benefício trabalhista, como desconto de horas ou abono.

A Câmara de Vereadores, por meio das parlamentares Letícia Sader (MDB) e Prof.ª Jandinéia (PT), já solicitaram informações sobre o agente político. A reportagem, com pouco mais de dez minutos apresentando alguns dos golpistas, é do jornalista Marcelo Canellas.


TEXTO

O texto, que reproduzimos a seguir, é de abertura da matéria que ganhou repercussão nacional e expos o nome da cidade, identificada em arte de um mapa, para mostrar a sua localização geográfica.

Diz que “a democracia brasileira foi testada num domingo (8) de ataques terroristas aos prédios dos Três Poderes – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal –, mas resistiu”. “Ficaram para história registros lamentáveis da barbárie e o Fantástico apresenta alguns dos golpistas que já fazem parte da Galeria da Desonra Nacional e que têm um passado bastante comprometedor”, destacou.

O mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, 43 anos, é quem aparece nas imagens tomando a cadeira do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele estava acompanhado do amigo Ferrite, funcionário da Prefeitura de Penápolis, no interior de São Paulo, onde os dois vivem.

Foi ele quem gravou o vídeo e também destruiu os bustos de nomes importantes da Justiça brasileira, como Victor Nunes Leal e Pedro Lessa: ‘Pisamos com tudo. Quebramos com tudo. Tamo quebrando tudo essa m****. Tomamos tudo. Nois tocou (sic) na linha de frente. Tocamos o horror memo (sic)’, disse Erlon em vídeo que fez para uma rede social’.

A reportagem diz que o Fantástico não localizou Oliveira. A mulher dele disse que está sem comunicação com o marido, mas afirmou que ele sentou em uma cadeira normal, e que não era do ministro Alexandre de Moraes.

Ferrite, que destruiu bustos no Supremo, também não atendeu ao Fantástico. “O prefeito de Penápolis, chefe dele, disse que determinou a abertura de um procedimento investigatório”, diz a narrativa do repórter e assim finaliza a reportagem: “Para Ferrite, para o irmão Fábio e para a idosa Maria de Fátima e para tantos outros, a cena final do ato golpista em Brasília pode ter a presença de um juiz lendo a sentença”.


CRIMES

A professora da Faculdade de Direito da USP, Mariângela Gama de Magalhães Gomes, informou que, pegando todas as penas mínimas desses crimes, a pena mínima é algo em torno de 13 anos e meio, e pena máxima seriam 36 anos.

“Estamos falando de um crime contra o Estado Democrático de Direito, um crime contra a democracia, contra as Instituições democráticas. Eles estão tentando, na verdade tirar essas garantias que são nossas, suprimir direitos que são nossos. Atingindo assim toda a população”, explicou.

Após a exibição da reportagem, várias foram as manifestações de penapolenses nas redes sociais, condenando os atos antidemocráticos e lamentando o envolvimento no nome de Penápolis no ato golpista.

A matéria completa está no site do g1 (g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/15/galeria-da-desonra-nacional-conheca-alguns-dos-extremistas-dos-ataques-golpistas-em-brasilia.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-mobile&utm_campaign=matérias).



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.