Penápolis amplia público da vacinação da dengue para pessoas de 10 a 14 anos
Saúde
A vacinação contra a dengue é feita de forma gratuita nas Salas de Vacinas das Macros de Saúde I, II e III
Da Redação 14/05/2024A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta terça-feira, 14, será ampliado o público-alvo da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Dessa forma, os pais ou responsáveis devem levar seus filhos na unidade de saúde mais próxima para se imunizar contra a doença. Anteriormente a vacina estava liberada apenas para crianças de 10 e 11 anos.
A vacinação contra a dengue é feita de forma gratuita nas Salas de Vacinas das Macros de Saúde I, II e III, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É necessário levar um documento de identificação e carteirinha de vacina. O esquema de vacinação é composto por duas doses da vacina contra a dengue, com intervalo de três meses entre as doses.
Vale destacar que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. Dessa forma, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue como estratégia de imunização e enfrentamento à doença para a população de regiões endêmicas, uma vez que há um significativo aumento de casos de dengue no país.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que Penápolis segue a orientação do Informe Técnico que estabelece a vacinação de crianças e adolescentes, considerando discussão tripartite entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
VACINA DA GRIPE
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que desde o início deste mês está liberada a vacinação contra a Gripe para todos os públicos maiores de 06 meses de idade. Dessa forma, todas as pessoas com idade a partir de seis meses devem procurar uma unidade de saúde de referência para tomar a vacina contra a Influenza (gripe).
A vacina contra a gripe é aplicada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, nas Macros de Saúde I, II e III, das 8h às 16h; e continua no período da noite apenas nas Macros I e IV, até às 20h, devido ao atendimento do Triângulo da Saúde.
Para ser vacinada, a pessoa deve comparecer a um desses locais, no horário de vacinação, com documento pessoal (CPF ou Cartão Nacional do SUS). Caso possua a carteira de vacinas, é importante levá-la também para registro da dose recebida e atualização.
SERVIÇO
Confira os endereços das Salas de Vacina das Macros de Saúde:
- Macro de Saúde I
(Av. Euclides Garcia do Nascimento, 546 – Jardim Eldorado)
- Macro de Saúde II
(Av. Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99 – Centro)
- Macro de Saúde III
(Av. Carlos Casela, 822 – Jardim Shangrilá)
- Macro de Saúde IV
(Av. Santa Casa, 2009 – Vila São João)
(*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.