BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Penápolis atinge melhor nota e colocação no programa Município VerdeAzul

Cidade

Cidade atingiu a 8ª colocação, tendo a melhor colocação desde o início de participação no programa

Foram consideradas ações de melhoria ambiental, como o desassoreamento do córrego Santa Leonor

Foram consideradas ações de melhoria ambiental, como o desassoreamento do córrego Santa Leonor. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Na manhã de ontem (17), o governo estadual divulgou o ranking de cidades mais bem colocadas no PMVA (Programa Município VerdeAzul). Penápolis atingiu a 8ª posição, com 94.41 pontos, obtendo a melhor nota e colocação desde o início de participação no programa. Participaram 557 municípios paulistas.

Nesta edição, o evento foi realizado de forma online e contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. O prefeito Célio de Oliveira e a equipe do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) participaram por meio de videoconferência.

Esta foi a melhor colocação do município desde o início de participação no programa. Em 2019, Penápolis havia ficado em 48º lugar com uma pontuação de 86,9. Segundo o prefeito, esta certificação é um reconhecimento do compromisso da cidade em promover ações ambientais que impactam na qualidade de vida da população.

“A certificação no programa vem sendo cada vez mais importante no cenário estadual, não apenas pelos benefícios e diferenciação na tomada de recursos, mas principalmente pela geração de qualidade de vida aos munícipes, um objetivo do Estado alinhado com os municípios paulistas”, afirmou.

“Obtê-la em uma ótima colocação significa que a administração municipal tem compromisso com o meio ambiente e que as ações realizadas geram resultados significativos. É um trabalho integrado das diversas secretarias municipais e do Daep que pode gerar este ótimo resultado”, acrescentou Célio.

O prefeito ainda parabenizou toda a dedicação dos servidores municipais da Prefeitura e Daep no desenvolvimento das ações que culminaram com a melhor colocação de Penápolis. Em 2012, o município estava em 222º lugar com a pontuação de 63,6.

“Desde 2013 temos nos dedicado a evoluir no ranking no Município VerdeAzul, sempre com o objetivo de ficar entre os dez primeiros colocados. Encerro minha gestão com o sentimento de dever cumprido, em ver a cidade caminhando para uma gestão ambiental de excelência”, finalizou.


EVOLUÇÃO

Para conseguir a melhor colocação do PMVA, foram efetivadas diversas ações. Entre elas, a implantação do Projeto Piloto de Floresta Urbana e os avanços nas ações de controle à erosão nas estradas rurais. A diretriz de Uso do Solo recebeu nota 10 na avaliação do Programa.

Outra ação foi a melhoria no trato dos córregos urbanos, com ações de limpeza do córrego Santa Leonor e de manutenção do córrego Maria Chica. O índice de restauração ecológica da Mata Atlântica apresentou uma melhoria devido ao trabalho de reflorestamento da mata ciliar realizada pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.

Os bons índices de saneamento com atendimento de 100% de água, esgoto e resíduos sólidos fez com que as notas do Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana de Município, do Índice da Qualidade da Água e do Índice da Qualidade de Resíduos contribuíram para o alcance da pontuação.


PROGRAMA

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão do meio ambiente com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local. Os temas estratégicos são: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

A participação dos municípios do estado de São Paulo ao Programa ocorre a partir de ofício da prefeitura manifestando seu interesse pela adesão e indicando seus respectivos interlocutores. A partir daí, a cidade passa a ter acesso a todas as ferramentas fornecidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente no âmbito do PMVA. (*) Com informações da Secom – PMP



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.