COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Penápolis, Barbosa e Braúna participarão de pesquisa sobre percepção do turismo

Região

Objetivo é colher a opinião dos moradores sobre o turismo de sua cidade ou região

Barbosa é um dos municípios que participará do levantamento sobre turismo

Barbosa é um dos municípios que participará do levantamento sobre turismo. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Três municípios que compõem a microrregião participarão de pesquisa de Percepção do Turismo. A ação será desenvolvida pelo Ciet (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), vinculado ao Setur (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo).

Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa do órgão, Penápolis, Barbosa e Braúna estão entre os 395 municípios a ser feito o levantamento. Ainda na região, participarão Andradina, Araçatuba, Birigui, Buritama, Castilho, Gastão Vidigal, Ilha Solteira, Itapura, Lourdes, Mirandópolis, Pereira Barreto, Piacatu, Santo Antônio do Aracanguá, Sud Mennucci e Valparaíso.


OPINIÃO

A secretaria ainda explicou que a pesquisa visa colher a opinião dos moradores sobre o turismo de sua cidade ou região. As cidades que alcançarem um número mínimo de 190 respostas receberão um relatório específico com a avaliação feita por seus habitantes.

A pesquisa é uma forma dos municípios entenderem como as atividades turísticas foram avaliadas e, a partir daí, usarem as informações para o planejamento ou direcionamento do desenvolvimento do setor. O levantamento será feito pela segunda vez no Estado. Serão envolvidos 395 municípios que englobam 70 estâncias turísticas, 140 MITs (Municípios de Interesses Turísticos) e 185 cidades das 49 regiões turísticas.

A pesquisa começou no último dia 22 e vai até 28 de janeiro de 2022. O link será enviado para as 395 prefeituras. Os dados colhidos fornecerão uma base sólida para as secretarias municipais e estadual medirem a satisfação dos moradores, além de algumas questões específicas. A intenção é de realização frequente para que o crescimento sustentável do turismo no estado esteja alinhado com os valores da população.

A primeira pesquisa – 2020/2021 – envolveu 183 municípios entre estâncias e MITs, com 11.252 respostas. As perguntas têm os seguintes focos: se o turismo é bom para a cidade, região e população; se beneficia a economia, gera empregos, bem como ajuda a preservar e celebrar a cultura local. No questionário, o cidadão poderá concordar ou discordar.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.