Penápolis celebra seu padroeiro São Francisco de Assis
Religião
Bênção dos animais é uma das atividades do Dia de São Francisco de Assis
Gilson Ramos 04/10/2022Hoje, dia 4 de outubro, a igreja celebra São Francisco de Assis, santo padroeiro de Penápolis. Na cidade é feriado municipal.
Devido a presença dos frades franciscanos desde a fundação de Penápolis em 1908, a tradição de celebrar o padroeiro ainda é muito forte e presente na vida dos católicos. As atividades deste terça-feira acontecem no Santuário.
Para esta data, haverá Missa com bênção da saúde às 7h. Às 8h30 a tradicional bênção dos animais no pátio do Santuário. Pede-se para que seja observada a segurança com animais presos a coleiras. Além de cães, gatos e outros, também podem ser abençoadas plantas. Isso porque São Francisco é padroeiro da Natureza.
Missa com a participação da Catequese será às 10h, com bênção das crianças. Esta celebração terá presidência do Ministro Provincial, frei Arcanjo.
A última programação religiosa da festa do padroeiro tem início às 18h, com a tradicional Procissão saindo da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, com destino ao Santuário e na sequência Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Carlos da Silva.
Neste ano, com a retomada das atividades religiosas presenciais após período de dois anos de pandemia da Covid-19, a Paróquia Santuário São Francisco de Assis promoveu como parte dos festejos, um Show de Prêmios, Dia do Romeiro e o Tríduo, encerrado nesta segunda-feira (3) com a encenação do Trânsito de São Francisco.
O atual pároco do Santuário é frei Haroldo Benetti, que é natural de Penápolis; na fraternidade residem os freis Edmar e Rogê. Anualmente, entre os meses de agosto e novembro, recebe aspirantes à vida religiosa para um período de experiência vocacional.
PARÓQUIA
A paróquia foi a única na cidade até 1997. No dia 19 de outubro daquele ano, por Decreto do Sr. Bispo Diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon, foi instalada a nova Paróquia de Santa Teresinha, no Bairro Santa Teresinha, confiada ao Padre Gilberto Moreno das Neves, diocesano.
Posteriormente, no dia 4 de março de 2001, também por Decreto do Sr. Bispo Dom Irineu, foi instalada outra Paróquia: a da Sagrada Família, no Bairro Eldorado, popular “Mutirão”, tendo designado como Pároco o Padre Antonio de Souza Carvalho, diocesano. No dia 11 de agosto de 2008, o bispo instituiu a Paróquia Santa Clara, no Jardim Del Rei, assumindo como Pároco Pe. Joaquim de Brito, diocesano.
Aos 25 de janeiro de 2011, Dom Irineu assinou o decreto de ereção da Paróquia São José, na Cidade Jardim e nomeou como pároco Pe. Fábio Alves de Oliveira. E, finalmente, no dia 15 de maio de 2015, criou a Paróquia Santa Rita, no jardim Pevi e nomeou como primeiro pároco o Padre Fábio fabretti. Recentemente cedeu a comunidade São Pedro, no bairro Jardim Alphaville, para compor a criação de nova Paróquia.
A paróquia São Francisco de Assis tem atualmente seis comunidades urbanas, as quais são: Santuário São Francisco de Assis, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus, São João, São Sebastião. E três rurais: Saltinho do Gallinari, Araponga e Paraguai.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.