Penápolis de luto pelo falecimento de Carlos Figueiredo, ex- Governador do Lions Clube
Cidade
Ele deixou uma extensa ficha de serviços prestados à sociedade; durante período que foi Governador do Lions, trouxe a campanha da visão
Gilson Ramos 08/01/2024Uma triste notícia cobriu de luto a cidade de Penápolis na tarde deste domingo (07): o falecimento de Carlos Eduardo Figueiredo, aos 85 anos.
Um dos mais conceituados cirurgiões dentistas no tempo em que se manteve trabalhando, foi também reconhecidamente um grande Governador Distrital do Lions Clube (1990 a 1991), sempre lembrado e homenageado pelos seus sucessores.
Outro grande legado deixado por ele, foi o trabalho de fluoretação da água tratada e servida à população quando da criação do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) na gestão do ex-prefeito Ricardo Rodrigues de Castilho, de 01/02/1977 a 31/01/1983.
Também foi fundador da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - regional de Penápolis. Ainda um dos fundadores e sócio até os dias atuais do Sirp (Sindicato Rural de Penápolis).
Sua morte se deveu a problemas de saúde decorrentes da idade. Era casado e deixou filhos, nora, genro e netos. Residia à avenida Dr. Antonio Define, no centro.
O velório ocorre no Bom Pastor Memorial de Penápolis, e o sepultamento está marcado para esta segunda-feira (8), às 14h.
ALTRUÍSMO
Além de cirurgião dentista, ele atuou na rede pública por muitos anos, atendendo nas escolas da cidade e região, no programa de prevenção à saúde bucal.
Amigo pessoal do então prefeito Ricardo Castilho, foi responsável pela implantação do processo de fluoretação da água na criação do Daep.
Seu desejo sempre foi o de servir desinteressadamente, e assim ao lado de um grupo de pessoas insignes da sociedade penapolense, fundou um clube de serviços.
Portanto, sempre altruísta, foi um dos sócios-fundadores do Lions Clube de Penápolis em 14 de novembro de 1965, sendo o único entre os 20 baluartes fundadores, a permanecer em atividade ininterrupta desde então, ao lado de sua esposa Domadora Darcy Belussi Figueiredo.
Dentro do clube local e da instituição Lions tornou-se uma pessoa muito querida e de destaque, sendo considerado “o Leão de Juba grande”. Liderou, incentivou e participou de inúmeras ações em prol da população mais necessitada.
Do seio do Clube surgiram três Governadores Distritais: o saudoso CL Carlos Ramos Stroppa – Ano Leonístico 1968/1969, 1º Governador do Distrito L-19 , e no Ano Leonístico 1990/1991 o CL Carlos Eduardo Figueiredo, falecido neste domingo (7). Além deles, dentro do celeiro de grandes lideranças leoninas, o Lions Clube de Penápolis ofereceu ao Distrito LC8 a Governança de Rosemary Pimentel de Souza Takano, no biênio 2017/2018.
Com apoio e entusiasmo de Carlos Figueiredo, o Lions Clube de Penápolis promoveu inúmeros eventos para arrecadação de fundos para entidades do município, além de projetos específicos com a Fundação Lions Internacional, que contribuem sobremaneira com a sociedade local.
Foi o Lions que fez a coordenação junto à comunidade da construção do atual prédio do Lar Vicentino, um dos grandes feitos do Clube.
LEGADO
Durante sua gestão de Governador (1990 a 1991), Carlos Figueiredo trouxe o SightFirst: "Visão para Todos" do Lions Internacional.
Desde sua criação em 1990, o programa Sight First tem desempenhado um importante papel na redução da cegueira ao redor do mundo.
Com esse projeto que o então Governador Carlos Figueiredo implementou no Distrito, uniu esforços colaborativos do Lions, parceiros, autoridades de saúde locais, profissionais de cuidados com a visão e outras organizações não governamentais.
O SightFirst tem conseguido ajudar muitas pessoas e crianças a melhorarem ou restaurarem a visão.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.