JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Penápolis deverá vacinar mais de 13 mil pessoas na 1ª fase de imunização

Saúde

9 UBSs serão postos de vacinação e haverá uma unidade volante no pátio do Santuário

Haverá um posto volante em frente ao Santuário, com a imunização aos sábados, das 8h às 13h

Haverá um posto volante em frente ao Santuário, com a imunização aos sábados, das 8h às 13h. Foto: Ivan Ambrósio

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Mais de 13 mil pessoas serão vacinadas na 1ª fase de imunização contra a Covid-19, em Penápolis, conforme informou, na tarde de ontem (18), a secretaria municipal de Saúde. O prefeito Caíque Rossi (PSD) garantiu que a cidade está 100% preparada para a campanha.

O titular da pasta, o médico Luiz Washington, informou que, primeiramente, serão vacinados os idosos e funcionários na linha de frente no combate ao coronavírus. Segundo os números, receberão a 1ª dose da vacina 2 mil profissionais da saúde da rede pública e privada. Como não há população indígena e quilombola na cidade, os idosos serão os próximos a receberem a vacina.

Na faixa de 60 a 74 anos, serão 8.232 e com 75 ou mais, 3.512, totalizando 13.744, de acordo com o Relatório do Cadastro Individual de Rede Pública. Até o momento, o município não foi informado sobre a quantidade de doses que serão disponibilizadas. A pasta aguarda o informe técnico do grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde.


LOCAIS

As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) existentes no município serão postos de vacinação contra a Covid-19. Elas funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Haverá ainda um posto volante em frente ao Santuário São Francisco de Assis, na avenida Luís Osório, no Centro, com a imunização aos sábados, das 8h às 13h.

Ao todo, serão envolvidos 60 profissionais da saúde na campanha. Cada UBS contará com cinco servidores, além de apoio dos funcionários de Vigilância Epidemiológica. “Pedimos a colaboração da comunidade para o entendimento de que há uma sequência, uma ordem de prioridade na vacinação. Entretanto, todos devem ficar tranquilos, pois vamos atender toda a população”, solicitou o prefeito.

Assim que houve a aprovação emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) das vacinas Coronavac e de Oxford no domingo (17), e o anúncio da distribuição das doses para todo o Brasil, Caíque se pronunciou pelas redes sociais para tranquilizar a população, afirmando que o município está 100% preparado para o início da vacinação.

Juntamente com o secretário de Saúde, ele esclareceu as principais dúvidas da comunidade e acrescentou que a cidade seguirá a ordem de prioridade determinada pelos governos federal e estadual, bem como lembrou que, nos últimos dias, foram feitas diversas reuniões entre os profissionais da saúde, para organizar o esquema vacinal.

“O sistema de saúde está totalmente preparado para iniciar a campanha. Temos as salas de vacinas, os insumos necessários, como seringas e agulhas, e as equipes preparadas para assistir toda a população. Assim que as doses chegarem, divulgaremos o calendário vacinal”, finalizou o secretário. (*) Com informações da Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.