JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Penápolis discute Projeto de Regionalização da Saúde

Saúde

Programa tem como objetivo reorganizar a rede de ambulatórios especializados e hospitais, otimizando a distribuição dos serviços ofertados

Dra Mirela Fink com o secretário estadual de Saúde Eleuses Paiva, prefeito Caique Rossi e o Diretor da DRS Francisco Bassalobre

Dra Mirela Fink com o secretário estadual de Saúde Eleuses Paiva, prefeito Caique Rossi e o Diretor da DRS Francisco Bassalobre. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Líderes dos governos municipal, regional e estadual estiveram em Araçatuba (SP) nesta quinta-feira (13) para participar de uma oficina que discute o Projeto de Regionalização da Saúde, idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em parceria com secretarias municipais de Saúde.

No Projeto de Regionalização da Saúde do estado de São Paulo os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) passam a exercer um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços. Atualmente, a SES-SP conta com 17 DRS distribuídos em todo o território paulista, responsáveis por centralizar, organizar e viabilizar o acesso a saúde pública.

Representando a Prefeitura de Penápolis estiveram o prefeito Caique Rossi, a vice-prefeita, Dra. Mirela Fink, o secretário municipal de Saúde, Dr. Luís Washington, o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Rubens Bertolini, além de membros da equipe da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis e Secretaria Municipal de Saúde, que participam do encontro, que envolve cerca de 40 cidades da macrorregional de Araçatuba em dois dias de atividades.

Para Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de São Paulo, o projeto apresentado é uma verdadeira revolução na Saúde do estado. “Além de atender demandas imediatas, também projetam a Saúde para as próximas décadas. Sem dúvidas, este é um trabalho que ficará marcado na história como um salto imenso em qualidade dos serviços para a população”, afirmou o secretário.

De acordo com a vice-prefeita, a médica Mirela Fink, o programa tem como objetivo reorganizar a rede de ambulatórios especializados e hospitais, otimizando a distribuição dos serviços ofertados, garantindo que toda a população tenha acesso à Saúde sem a necessidade de grandes deslocamentos.

O Governo de São Paulo definiu que os ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais se adequem às necessidades regionais tornando realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde. A medida prevê a unificação dos serviços de saúde por meio da Central Regional de Regulação que deverá ser gerenciada de modo compartilhado entre o Estado e os municípios integrantes das respectivas Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS).

“Além disso, a Regionalização da Saúde cria a possibilidade de revisão do papel dos hospitais de pequeno porte para que passem a contribuir de forma efetiva, de modo que a rede regional possa assegurar à população o acesso a serviços de saúde em momento oportuno e com qualidade”, comentou a vice-prefeita.

“Este projeto representa um avanço para a gestão de Saúde do nosso Estado e o fortalecimento da nossa Diretoria Regional de Saúde (DRS II – Araçatuba), muito bem liderada pelo Dr. Francisco Carlos Parra Bassalobre”, concluiu. (*) Colaborou Geso Jr.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.