Penápolis é contemplada com R$ 109 mil do Ministério da Saúde
Saúde
Recurso é proveniente do Programa Qualifar-SUS e deve ser investido na estruturação das farmácias
Da Redação 12/12/2021A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde acaba de ser contemplada com o valor de R$109.130,00 do Ministério da Saúde para a aquisição de equipamentos para as Salas de Vacinas das Macros de Saúde.
O recurso é proveniente do Programa Qualifar-SUS e deve ser investido na estruturação das farmácias da rede primária de saúde, exclusivamente para o armazenamento de medicação que precisa de temperatura controlada e também na informatização desses setores.
Dessa forma, o município de Penápolis poderá investir o recurso na aquisição de refrigeradores apropriados para as vacinas/medicações, aparelhos de ar condicionado, computadores e demais itens de informática para as Salas de Vacinas.
O secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, explica que o município foi contemplado com esse recurso do Ministério da Saúde por cumprir as diretrizes do Programa Qualifar-SUS, que dentre as normas, prevê a atualização do sistema e envio de dados sobre a dispensação de medicamentos e aplicação de vacinas.
“A partir de agora, a Secretaria de Saúde fará uma avaliação dos equipamentos mais urgentes que precisam ser adquiridos para as Salas de Vacinas, para a devida utilização do recurso”, comentou.
CONTEMPLADA
Penápolis é a única cidade do Estado de São Paulo – que possui entre 50 a 100 mil habitantes – contemplada com este recurso do Ministério da Saúde. Nesta categoria, apenas outras duas cidades do Brasil localizadas nos estados do Acre e Rio de Janeiro também receberão o recurso.
Em todo o Estado de São Paulo, apenas 21 municípios foram contemplados (cidades com diferentes portes e números de habitantes); e em todo o Brasil, foram 200 municípios contemplados com recursos deste programa. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.